Farol Santa Luzia é reaberto ao público

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Jô Amado| Foto: Pedro Lodi
Criado: 04 de outubro de 2018
O Farol Santa Luzia foi reaberto ao público na manhã desta quinta-feira (4). Localizado na Praia da Costa, o farol estava fechado desde o dia 10 de setembro para reforma e pintura externa realizada pela empresa capixaba de jateamento em restauração de equipamentos metálicos SRV Ecoserviços.

Organizada pela Capitania dos Portos do Espírito Santo, a solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além do prefeito Max Filho, e secretários municipais, o presidente do Instituto Histórico-Geográfico de Vila Velha (IHGVV), Manoel Góes, o ex-governador Max Mauro, o gerente-geral da empresa Arcelor Mittal, o capitão de Mar e Guerra Sílvio Fernando Ferreira, da Capitania dos Portos e o coronel Oliveira Costa, do 38º Batalhão de Infantaria, entre outros.

Em sua fala, o prefeito de Vila Velha enalteceu a parceria entre a Capitania dos Portos, o IHGVV e a empresa Arcelor Mittal, enfatizando que sem ela a restauração do farol não teria sido possível. “Para a Prefeitura, esta é uma semana muito gratificante, com a inauguração da nova iluminação monumental do Convento da Penha e agora a reabertura do farol Santa Luzia”.

Manoel Góes exaltou a parceria consolidada entre o Instituto e a Prefeitura de Vila Velha. “Hoje é um dia muito especial. Um dia histórico para a preservação do patrimônio do Espírito Santo. Só conhecendo a história capixaba – e de Vila Velha –, os jovens podem ter fortalecido o espírito de pertencimento”.

O capitão dos Portos, Sílvio Fernando Ferreira, agradeceu a todos os parceiros que viabilizaram o projeto pela revitalização da pintura do farol, destacando a importância que tiveram o comandante Rodrigues e a tenente Danielly Medeiros, pela Capitania dos Portos, e o secretário de Governo, Saturnino Mauro, e a subsecretária de Turismo, Neymara Carvalho, pela Prefeitura. “O farol Santa Luzia voltou a ser uma referência. É muito gratificante podermos oferecer uma visita ao farol por meio de iniciativas planejadas e conscientes como esta”.

História

O Farol Santa Luzia recebe, em média, 4 mil visitantes por mês. Foi inaugurado em 1871  com a finalidade de indicar ao navegante a entrada do canal de acesso ao Porto de Vitória. A torre octogonal metálica possui 12 metros de altura e foi confeccionada na Escócia, em 1870. O monumento foi encomendado por João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, que na ocasião era responsável pelas pastas da Marinha e de Estrangeiros no reinado do então imperador D. Pedro II.

Funcionamento: 

De terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30
Telefone: (27) 3349-3898
E- mail:  farolsantaluzia@vilavelha.es.gov.br

Observação: Será permitida a entrada de grupos de até 25 pessoas de cada vez. A visitação terá o tempo máximo de 20 minutos.  Escolas e grupos maiores de 25 pessoas devem agendar previamente a visita. 


 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO