Educação: Mostra de tecnologia aborda Stop Motion e Gamificação

De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini | Foto: Pedro Lodi
Criado: 04 de outubro de 2018
Criatividade e mão na massa durante as oficinas utilizando a técnica de Stop Motion, onde os alunos têm a oportunidade de retratar de forma lúdica os assuntos abordados em sala de aula. A I Mostra de Tecnologias Educacionais de Vila Velha, realizada nesta quinta-feira (4), no Shopping Boulevard, em Itaparica, pretende receber mais de 3 mil visitantes em dois dias do evento.

Na ocasião, os alunos também participam de campeonatos de “gamificação” com software livre e apresentam projetos de boas práticas. Samira de Moraes, aluna da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Thelmo Torres, localizada no Conjunto Militar, gostou muito da técnica de Stop Motion. “É bom sair da sala de aula e poder trazer para a prática o que a gente aprende lá”.

No Stop Motion, primeiro é criado o storyboard que é o planejamento do filme e da animação. Dessa forma o aluno trabalho o roteiro, escrita e precisa dominar o tema da animação. “Você pode trabalhar ciências, história, português. Há um professor de tecnologia dando suporte aos alunos e aos professores de área”, comentou André Freire Ramos, professor orientador do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM).

“Hoje temos alunos com dificuldade de captar o conhecimento dentro do aprendizado tradicional”, ressaltou a coordenadora do NTEM, Gisselli Demonier Possatto.  “Quando tiramos o aluno do tradicional e trazemos para uma realidade mais lúdica, este aprendizado fica mais fácil. A tecnologia educacional é voltada para o ensino direto do que acontece em sala de aula, como uma ferramenta”, explicou.

“Estamos recebendo no evento várias secretarias de outros municípios como Mantenópolis, Conceição da Barra, Pinheiros e todos interessados em aprender e levar algo inovador como modelo a ser aplicado na Educação de seu município, e isso é muito gratificante”, complementou.

O evento é realizado pela Secretária Municipal de Educação, por meio do NTEM e segue até esta sexta-feira (5). A mostra é aberta ao público e todos os alunos da Rede do Ensino Fundamental I e II, assim como seus familiares estão convidados a participar. 


 
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO