Caminhada da pessoa idosa reúne 300 pessoas

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Divulgação.
Criado: 29 de outubro de 2018
A 13° Caminhada da Pessoa Idosa de Vila Velha "Envelhecer com Dignidade" mobilizou, na manhã do dia 23 de outubro, cerca de 300 pessoas como parte das comemorações do mês da pessoa idosa. O evento foi uma parceria entre o  Conselho do Idoso (COMDDIPI), Fórum do Idoso, Secretaria Municipal de Assistencial Social (Semas) com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Defesa Social e Trânsito, Palácio dos Conselho e da Comissão Municipal de Eventos (Comune).

Animados os participantes de entidades, pessoas idosas, cidadãos, grupos de terceira idade, setor público e de segmentos que se identificam com a temática, saíram do estacionamento das lojas D Dalla/Dadalto, na Glória, e seguiram cantando até a Praça Duque de Caxias, no Centro.

O objetivo da atividade foi alertar a sociedade vilavelhense sobre o envelhecimento. “É preciso uma mudança de hábitos e atitudes na luta dos diretos da pessoa idosa, havendo interesse de todos, o idoso tem sua real dignidade sendo preservada e seus direitos defendidos no município”, disse a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, que também participou da caminhada. A vereadora Arlete acompanhou a caminhada, representando a Câmara Municipal.

Os idosos que participaram da caminhada, ganharam um convite para o baile de encerramento do mês do idoso, que será no dia 30 de outubro, 14h, no Clube Arci, no Ibes. 
 
Saúde
 
A diminuição da força muscular é o fator mais diretamente relacionado com a dependência funcional de idosos. E o sedentarismo como fator agregado é preocupante. Segundo pesquisas, o idoso tem perda de até 5% da capacidade física a cada dez anos e tem possibilidade de recuperar 10% dessa capacidade com atividades físicas adequadas. 
 
Para a participante Antonia Brigida Bastos Paiffer, 69 anos, a atividade física oferece importantes benefícios. “Ajuda na prevenção e diminuição dos problemas de saúde, controla a diabetes, artrite, doenças cardíacas, traz um fortalecimento muscular. A atividade física nos proporciona qualidade de vida”, falou.

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO