Prefeito anuncia transferência de desalojados para prédio municipal

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Rovena Cruz| Foto: Félix Falcão
Criado: 19 de setembro de 2018
Para reduzir danos a partir do efeito social gravíssimo que foi o cumprimento da decisão judicial que desalojou famílias no bairro Morada da Barra nessa terça-feira (18), o prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou, junto com sua equipe de secretariado, que as famílias deverão ser transferidas, em até dez dias, para um imóvel da Prefeitura no mesmo bairro. O anuncio foi feito durante coletiva à imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (19), na sala de conferências do Gabinete, na sede da Prefeitura.
 
No momento, as famílias estão alojadas na UMEF Professor Darcy Ribeiro, em Morada da Barra, após serem retiradas de um terreno particular, no bairro, durante uma ação de reintegração de posse executada pela Polícia Militar. Segundo o prefeito, a administração municipal vai dialogar com as famílias e se reportar a cada passo ao juiz que é o titular da ação.
 
O imóvel foi adquirido pela administração municipal em 2008 para ser um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O prédio será reformado emergencialmente para servir como abrigo provisório. “A solução encontrada foi remanejar essas famílias para este prédio em razão da contingência do momento. Vamos adequar um espaço para receber cerca de 21 famílias. Esperamos retomar o funcionamento da unidade escolar sem causar um prejuízo ainda maior para as crianças que estão regulamente matriculadas”, explicou o prefeito.
 
Moradia Popular
 
Max Filho destacou que Vila Velha obteve aprovação de dois projetos de moradia popular no Ministério das Cidades. “Desde que assumimos a gestão da cidade trabalhamos para ofertar projetos de moradia popular. Atualmente, temos 30 mil famílias e 91 mil pessoas precisando de moradia”.
 
Ação de reintegração
 
Durante a coletiva, o prefeito lamentou a forma de cumprimento da ordem judicial realizada pela Polícia Militar. “Houve um excesso de uso da força desproporcional a reação das famílias”.   
 
Atendimentos
 
Desde a noite dessa terça-feira (18), equipes da administração municipal ofereceram atendimento às famílias alojadas na UMEF. O relatório da Secretaria Municipal de Assistência Social registra 29 famílias que dormiram na escola (57 pessoas). Foram realizados cadastros do CadÚnico para 46 famílias (incluindo as 29 famílias que dormiram na escola).
 
Também foram oferecidos serviços de saúde nesta quarta-feira (19). Médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde atenderam 133 pessoas – algumas da região não envolvidas na desapropriação.
 
Visita
 
Logo após a coletiva, o prefeito esteva na UMEF em Morada da Barra e conversou com as famílias para apresentar o planejamento da administração.
 

 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO