Modernização do sistema de iluminação deixará a cidade mais segura

De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de setembro de 2018
Uma cidade mais iluminada, segura e inteligente. É o que começou a ser desenhado, nesta terça-feira (12), em sucessivas reuniões de trabalho entre a Prefeitura de Vila Velha, técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e de um consórcio de empresas responsáveis pela estruturação da modelagem do projeto de modernização do sistema de iluminação pública. A previsão é de reduzir em 50% o consumo de energia.

A Prefeitura tem um gasto médio anual de R$ 16,7 milhões. O início da execução do projeto deve acontecer em um prazo máximo de pouco mais de um ano. E para viabilizar o proposta, o município buscou o assessoramento do BNDES para a implantação do projeto por meio de uma parceria público-privado (PPP). A instituição, por sua vez, contratou por pregão eletrônico o consórcio de empresas liderada pela Ernst & Young, com tradição no segmento, para estudos, diagnóstico e modelagem do projeto.

“Nós saímos do regular para o bom, mas estamos mirando no ótimo”, disse o prefeito Max Filho ao falar das intervenções pontuais para melhoria da iluminação pública da cidade. E ainda acrescentou: “Não abrimos mão de concretizarmos o projeto que trará muitos benefícios ao município”, enfatizou.

O modernização consiste na implantação de sistema de telegestão, que possibilita o controle remoto dos 34 mil pontos luz da cidade e a substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas de Led, diminuição entre os pontos de iluminação, implantação de iluminação cênica nos prédios históricos e culturais, praças, pontos turísticos e orla do município entre outras intervenções. Tudo isso será delineado na modelagem a ser feita pelas empresas responsáveis.

O secretário municipal de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Santos, destacou a elevada qualificação dos técnicos do BNDES e do consorcio de empresas para viabilizar o empreendimento. “Agora iniciamos um outro processo de estudos com a elaboração de um cronograma de atividades que serão acompanhadas”, esclareceu. E destacou: “A qualidade da nossa iluminação pública vai melhorar muito”, prevê.

A modernização da iluminação pública no município permite ainda agregar outros sistemas como a rede semafórica, a central de videomonitoramento, além de dispositivos de wi-fi entre outras melhorias que insere o município no rol das cidades inteligentes.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO