Convento da Penha ganha iluminação toda em LED

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Rovena Cruz | Foto: Felix Falcão
Criado: 28 de setembro de 2018
Com 460 anos de história e localizado em Vila Velha, o Convento da Penha, monumento histórico mais importante do estado do Espírito Santo, acaba de ganhar um novíssimo sistema de iluminação, totalmente em LED.

O evento de inauguração foi nessa quinta-feira (27), às 19 horas, no Parque da Prainha, e contou com a presença do prefeito de Vila Velha Max Filho, do governador do Estado, Paulo Hartung, do ex-governador Max Mauro, secretários municipais, autoridades religiosas, diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (IPHAN-ES), do Instituto Modus Vivendi e vereadores.

Em sua fala, o prefeito Max Filho destacou a parceria entre a gestão municipal e a Província Franciscana, o IPHAN-ES e o Instituto Modus Vivendi, que criou o projeto. “Um dia histórico para a cidade e para o Estado. A eficiência energética inaugurada nessa noite vai gerar economia nos cofres públicos e oferecerá mais segurança e conforto para os visitantes que vão poder fotografar essa maravilha e postar em tempo real”. Na ocasião o governador do estado, Paulo Hartung, assinou a lei que torna de utilidade pública a Associação Amigos do Convento da Penha. 

Considerando que a inauguração da iluminação foi realizada no Dia Mundial do Turismo, a subsecretária de Turismo, Neymara Carvalho, abordou a importância da entrega na data. “Nosso mais procurado atrativo turístico, expressão da fé católica em terras capixabas recebe sua nova iluminação com uma tecnologia que deixa ainda mais belo o patrimônio”.
 
Projeto
 
De acordo com o professor doutor Luiz Fernando Rispoli, da Universidade Federal de Ouro Preto, o padrão de iluminação implementado só se compara, em nível nacional, com o que foi instalado no Cristo Redentor (RJ).

A caminhada do portão principal até o campinho, que está a 154 metros de altitude, agora está toda iluminada e poderá ser feita à noite. Foram instalados cerca de cem pontos de luz que vão gerar uma economia de 50% no consumo de energia. Além disso, quem visita o monumento pode contar agora com um sistema Wi-Fi gratuito.

Foram seis meses de obra. O custo total do projeto foi de R$ 2,4 mil – todos arcado pela Prefeitura de Vila Velha. O projeto foi executado em parceria com a Província Franciscana, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (IPHAN-ES) e com o Instituto Modus Vivendi – contratado para executar a obra de instalação.

A nova iluminação possibilita delinear telhados e janelas do Convento, destacando os contornos e a tonalidade. O sistema de LED (Diodo Emissor de Luz -  na sigla em inglês) permite que seja projetado no muro do convento o horário local e cores diferenciadas – o que embeleza ainda mais o monumento.

Conforme Eliza Tavieira, do IPHAN-ES, a iluminação do Convento da Penha coloca Vila Velha no mapa do design de iluminação mundial. “No projeto, foram priorizadas iniciativas que conferem qualidade, beleza, sustentabilidade, segurança e conforto para todos que visitam esse importante ponto turístico nacional”.

Frei Paulo Roberto, guardião do Convento, ressaltou a importância da nova estrutura. “Um santuário de fé e esperança agora está ainda mais belo e seguro para acolher os devotos e visitantes. Com a nova iluminação, poderemos estender o horário de visitação e ter missa à noite”. 

Primeira subida noturna
 
Nesta sexta-feira, 28 de setembro, haverá uma consagração à Nossa Senhora da Penha no campinho do convento, com abertura do portão de acesso às 19h. A subida estará autorizada somente a pé. Não será permitida a entrada de veículos.
 
O Convento
 
Construído a 154 metros de altitude em um monte coberto pela Mata Atlântica, o Santuário de Nossa Senhora da Penha foi fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, na Prainha/Centro. O santuário é um monumento tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943.

O santuário testemunha, desde os primórdios do povoamento da terra capixaba, a trajetória histórica evangelizadora dos religiosos e, também, a devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espirito Santo, que ultrapassa as barreiras do Estado. Milhares de romeiros e devotos chegam ao santuário para visitá-lo todos os anos.

Anualmente, o convento recebe 3 milhões de visitantes. A Festa da Penha, realizada comumente em abril, é a terceira maior festa mariana do Brasil, e atrai mais de 1 milhão de pessoas.

O santuário abrange uma área de mais de 632 mil m2. O seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé, de devoção e coragem. Ele é considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo e o mais antigo convento mariano do Brasil.

Serviço
 
Celebração
Data: 28 de setembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: no campinho do convento - a subida estará autorizada somente a pé. Não será permitida a entrada de veículos


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO