Bike VV: bicicletas adaptadas também poderão ser alugadas

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini | Foto: divulgação
Criado: 27 de setembro de 2018
“O importante é que possamos ter autonomia. Eu tinha que ir para outro município para encontrar com amigos que têm esse tipo de bike para praticar e agora posso convidá-los para vir para Vila Velha, o lazer será na minha praia”, comemorou Adriana Mascarenhas, deficiente visual e moradora do bairro Itapuã. Adriana foi a cidadã que solicitou a bicicleta adaptada por meio de uma consulta pública sobre a implantação do projeto Bike VV realizada pela Prefeitura de Vila Velha.

Com o objetivo de tornar o sistema de compartilhamento de bicicletas ainda mais acessível, Vila Velha contará com mais uma modalidade de empréstimo no Bike VV. Um evento para apresentação dos novos modelos de bicicletas será realizado no domingo (30), às 9h, na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica.
 
“Três modelos de bicicletas adaptadas serão disponibilizados podendo atender, inclusive, pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida”, comentou o secretário Municipal de Administração, Rafael Gumiero. “O Bike VV superou as nossas expectativas e tem tudo a ver com a cidade. Dialogamos com a sociedade por meio de consulta pública, com a empresa e incluímos a solicitação da moradora”.
 
Estações
 
Com 20 estações localizadas em nove bairros, o Bike VV conta com um total de 200 bicicletas disponíveis. O sistema é gerenciado pela empresa concessionária Tembici. e não gera tipo nenhum de custo à Prefeitura de Vila Velha, que coordenou todos os estudos para a implantação do projeto por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), com o apoio do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e da Samp.
 
Funcionamento
 
Os modelos triciclos para duas e três pessoas e a bike dupla para pessoas de baixa visão serão disponibilizados, inicialmente, para operação na Praça do Ciclista, em Itaparica (estação 7). O aluguel das bicicletas será feito numa tenda que estará disponível no local. O sistema funcionará aos domingos, das 8 às 15h (horário da interdição da rua).
 
Cobrança
 
O valor da cobrança será o mesmo já praticado no Bike VV. O usuário precisa ser cadastrado no sistema e portar o cartão do usuário. Não haverá compra de planos na tenda, sendo assim, o pagamento via cartão de crétido será feito somente no site. Na tenda serão atendidos os usuários do Bike VV que já possuam planos.
 
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO