Assistência Social: Novidades para pessoas em situação de rua

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Divulgação.
Criado: 18 de setembro de 2018
“Nossa equipe de abordagem social chega, se aproxima e mostra para as pessoas em situação de rua que a vida pode ser melhor. A equipe é dedicada, técnica, preparada. Embora a adesão seja voluntária, a equipe vem conseguindo cada vez mais atingir o público alvo e vem novidade por aí”, foi assim que a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, explicou sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Uma nova oportunidade acaba de surgir para as pessoas em situação de rua (PSR): os programas “Volta para Casa” e “Intercâmbio Cultural”. Uma parceria foi firmada com a AIESEC, que é uma organização voluntária e sem fins lucrativos, gerida por jovens que promovem intercâmbios visando preenchimento das potencialidades humanas. "Pode ajudar as pessoas em situação de rua a vivenciar experiências desafiadoras ao entrar em contato com diferentes culturas”, explicou a secretária.

Reuniões com a sociedade civil também tem acontecido. Na noite dessa segunda-feira (10), a secretária se reuniu com a equipe que cuida de pessoas em situação de rua e munícipes que querem somar com a Prefeitura e doar de maneira correta. “Foi uma noite esclarecedora sobre nossas políticas públicas”, disse. Novas reuniões estão previstas ainda no mês de setembro para apresentação dos casos de sucesso no tratamento da política pública da pessoa em situação de rua de Vila Velha e sobre ações conjunta com a sociedade civil.

Para o voluntário da Ong “Voluntários do Bem Vix”, Cleber Gobbo, a política que foi apresentada foi surpreendente. “Muitos de nós não conhecíamos essas ações, agora preciso conhecer as estruturas físicas, pois no dia a dia não é fácil achar apoio no setor público, esbarramos em burocracias. Se encaminharmos aqueles que necessitam em tempo hábil teremos um grande e abençoado aliado. Contamos muito com esta provável parceria”, disse o participante.
 
Serviço
 
O serviço de abordagem social da Prefeitura é diário, sempre até a meia noite, incluindo feriados. A equipe é composta por assistente social e educador social que visitam os locais onde comumente encontram-se pessoas em situação de rua no município.

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO