PlanMobVV: Reunião administrativa e audiência pública são realizadas

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 29 de agosto de 2018
Com o intuito de melhorar a mobilidade urbana da cidade, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), desenvolve o Plano de Mobilidade e Acessibilidade de Vila Velha (PlanMobVV).

Nessa terça-feira (28), o prefeito Max Filho recebeu em seu gabinete os representantes das empresas contratadas para elaborá-lo, o consórcio Myr Locale Trânsito e Transporte para apresentar o diagnóstico e prognóstico de mais uma etapa.

“Uma das coisas mais sensíveis para a população é mobilidade. Ninguém gosta de perder tempo em deslocamento, viver em congestionamentos constantes. Então você pensar o trânsito do ponto de vista estratégico é muito importante, lançando mão de todos os instrumentos modernos disponíveis”, disse o prefeito.
 
Max Filho ainda destacou: “Nós temos hoje um gargalo muito complicando que é a Terceira Ponte e os nossos estudos estão comprovando que a tendência, se não houver uma alternativa, é o estrangulamento cada vez maior. Vila Velha tem um crescimento acima da médica nacional. Hoje 44 mil pessoas vivem aqui e moram em Vitória. Ainda que a cidade consiga resolver alguns gargalos internos o maior gargalo que temos é a relação com a cidade de Vitória. Então é preciso pensar alternativas, o nosso Plano de Mobilidade pode subsidiar o Estado a construir alternativas que possam prover uma integração da região metropolitana”.
 
Audiência Pública
 
Uma audiência pública também foi realizada na noite dessa terça-feira (28), no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), Centro, onde foi apresentado o diagnóstico e prognóstico do plano. Os resultados dos estudos foram embasados por meio do levantamento de diversas informações secundárias, estudos, pesquisas e levantamentos de campo. “Com base nesses números vamos mostrar nossos argumentos sobre o que é importante se complementar ou integrar, mas agora temos os números para comprovar isso”, comentou o secretário da Semdu, Antônio Marcus Machado.
 
O PlanMobVV tem como objetivo ouvir os cidadãos para saber como eles se deslocam e em quais horários, dessa forma poderá desenvolver propostas para o sistema viário e os sistemas de transportes no intuito que os deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorram de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Plano servirá como orientação para os investimentos em mobilidade urbana feitos na cidade nos próximos dez anos, a partir de 2019.
 
Serviço
 
Informações sobre o PlanMobVV: www.vilavelha.es.gov.br/planmobvv
 



 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO