Bike VV: mais bairros podem receber o sistema


De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão
Criado: 27 de julho de 2018

O sucesso do “Bike VV” é comprovado por números expressivos. Apenas quatro meses depois do lançamento do sistema, em março, mais de 160 mil viagens foram realizadas e quase 17 mil pessoas estão cadastradas como usuárias do serviço. Com a grande procura do público o prefeito Max Filho autorizou na manhã desta quinta-feira (26) a realização de estudos para a ampliação do sistema e a inclusão de bicicletas destinadas a pessoas com deficiência.

O anúncio foi feito durante encontro com representantes da Tembici (empresa responsável pela operação do sistema), realizado na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, e da União de Cegos Dom Pedro II (Unicep, localizada no bairro Jardim Colorado).

“Vila Velha é a cidade onde o sistema obteve maior sucesso. O interesse da população local é muito grande pelo compartilhamento de bicicletas. Já estamos realizando análises para implantarmos novas estações em diferentes bairros do município e equipamentos destinados a pessoas com deficiência visual”.

Alguns dos bairros que estão sendo avaliados para receber novos pontos do sistema de compartilhamento de bicicletas são: Ibes, Barra do Jucu, Santa Inês e Araçás. Atualmente o “Bike VV” conta com 20 estações localizadas em oito bairros e disponibiliza 200 bicicletas para os seus usuários (conheça o sistema em: https://bit.ly/2mK61mg). A proposta inicial é de que o número de estações seja dobrado, ou seja, que o serviço passe a contar com 40 pontos de compartilhamento.

Para as pessoas com deficiência visual estão sendo propostos três modelos de bicicleta: triciclos para duas e três pessoas; e bike tandem (bicicleta dupla para pessoas de baixa visão). As estações localizadas na Praça do Ciclista (Praia de Itaparica) e na Curva da Sereia (Praia da Costa) devem receber, inicialmente, as bicicletas adaptadas e destinadas às pessoas com deficiência visual.

Participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho Machado; de Administração e Educação (interino), Rafael Gumiero; de Defesa Social e Trânsito, o coronel Oberacy Emmerich Junior; o procurador geral do município, José de Ribamar Lima Bezerra; o subsecretário de Planejamento e Projetos Estratégicos, Luiz Son; o presidente da Unicep, Carlos Ajur; e o supervisor de operação da Tembici., Felipe Marques. 

Saiba mais:

Projeto prevê a expansão do Bike VV e bicicletas para deficientes visuais




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO