Prefeito assina nova lei para lançar Fundo de Cultura

De: Secretaria de Esporte e Lazer
Texto: Gilberto Medeiros| Foto: Lívia Goltara
Criado: 12 de junho de 2018
Recebido com entusiasmo pela classe artística local, o Projeto de Lei (PL) que altera, institui e organiza o Fundo de Cultura do Município de Vila Velha (FCM) foi assinado pelo prefeito Max Filho e pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer Luiz Felipe de Azevedo, na manhã desta terça-feira (12). O próximo passo é enviar o PL à Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação.
 
O Fundo de Cultura do Município de Vila Velha é uma reivindicação antiga da classe artística e sua nova edição foi realizada ao longo do ano de 2017 em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. “É muito importante um mecanismo como esse. A lei foi bem estudada por nossa equipe e será um instrumento para valorizar a cultura, a história, a alma vilavelhense”, pontuou o prefeito.
 
O secretário Luiz Felipe celebrou a formalização do PL. “É um passo histórico e marcante. Com a regulamentação do FCM, a prefeitura vai fomentar o segmento cultural, que esteve praticamente abandonado em anos passados”.
 
Representantes do setor cultural presentes à solenidade comemoraram o ressurgimento do FCM. O presidente da Associação Canela-verde de Cultura, Docca Loureiro, disse que a visibilidade do município vai aumentar. “Abre o mercado de trabalho, gera renda e possibilita o fazer cultural”, afirmou.
 
“Para o segmento do circo vai ser um incentivo muito grande e vai facilitar a criação de oficinas para crianças”, vislumbrou a presidente da Associação Capixaba do Circo, Jucília de Oliveira. O cantor de rap Edson Sagaz também comemorou: “Temos uma cidade rica em construção cultural e a gente precisa do fundo para fortalecer e abrir o espaço para nossa produção”.
 
O produtor cultural Horácio Xavier disse que o FCM vai dar fôlego à categoria. “É um mecanismo importante para a promoção da cultura, formação de cidadãos e do imaginário popular”, pontuou.
 

 
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO