Pesquisa sobre coleta seletiva no polo da Glória

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 05 de junho de 2018

A Prefeitura de Vila Velha está realizando uma pesquisa com os comerciantes do polo de confecções da Glória para avaliação da melhor forma de implementação da coleta seletiva no local. As alternativas são: Ponto de Coleta Voluntária (PEV), coleta diária ou a instalação dos dois procedimentos nas proximidades das empresas participantes.
 
O objetivo é a implantação da melhor forma de coleta seletiva de resíduos produzidos pelo comércio local. A pesquisa consiste em um questionário sobre quais são os tipos de resíduos gerados pelos os estabelecimentos, qual é o melhor modelo de coleta, entre outros. Em 15 dias, dezenas de lojas, estabelecimentos bancários e de saúde já participaram da pesquisa. Os dados são colhidos pela equipe da secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  
 
De acordo com o coordenador do programa de Coleta Seletiva da Semsu, Kleber Wilton Nery, a Prefeitura oferece informações sobre como funciona a coleta, qual a diferença do lixo seco para lixo úmido e como os resíduos podem ser acondicionados. “Depois dos dados tabulados, a Coordenação de Educação Ambiental vai estudar a melhor forma da realização da coleta, o passo seguinte será fazer uma campanha com panfletagem e palestras pré-agendadas com os estabelecimentos participantes”, disse.  
 
A gerente da farmácia do trabalhador da Glória, Livia Prates, disse que o projeto despertou o interesse do estabelecimento. “A farmácia gera uma quantidade grande de papelão, colocando no lugar certo não será mais lixo e sim uma forma de renda para outras pessoas”, disse.
 
O material coletado será enviado para a Associação Vilavelhense de Coletores de Materiais Recicláveis (Revive), que fica em Novo México.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO