Palestra sobre crimes de trânsito abre o ciclo de cursos da Guarda Municipal

De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Walter Closs
Criado: 06 de junho de 2018
Aspectos jurídicos, tipificações e penalidades relacionados aos crimes de trânsito foram alguns dos tópicos abordados pelo delegado da Polícia Civil Fabiano Contarato durante palestra de abertura do ciclo de cursos da Guarda Municipal, na manhã dessa terça-feira (5), no Teatro Municipal, no Centro.

O evento reuniu 110 agentes de Vila Velha, Serra e de Anchieta, além de técnicos da Engenharia de Trânsito. “As forças de segurança só serão fortes quando forem competentes”, elogiou o delegado Fabiano Contarato, ao destacar a realização das várias atividades do ciclo de cursos da Guarda Municipal.

Em sua palestra sobre o tema “Crimes de trânsito: seus reflexos na sociedade”, Contarato fez análises sobre artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da Constituição Federal e do Código Penal, além apresentar, conceitualmente, as diferenças na tipificação de homicídios doloso e culposo no que se refere ao trânsito.

A prática de racha, embriaguez no volante e a obrigação de se fazer o bafômetro também foram abordados pelo delegado durante a palestra. Ele destacou que são 60 mil pessoas que morrem por ano vítimas de trânsito.

O secretário de Defesa Social e Trânsito (Semdest), Oberacy Emmerich Júnior, ressaltou a importância da formação na vida dos agentes da Guarda Municipal. “É por meio do esforço de cada um de vocês que a cidade permanece em ordem”.

O subsecretário da Guarda Municipal, Márcio Roberto Ferreira, destacou que agora a instituição inicia um novo ciclo de aprendizado para qualificar o trabalho dos agentes. “Quem ganha com isso é a população”.
Também presente no evento, o secretário de Defesa Social da Serra, Jailson Miranda, disse que o processo de ensino permanente é um desafio. “Esse trabalho incessante de ensino é o que queremos realizar em Serra”.

O coordenador de Ensino e Formação da Guarda Municipal, Rusley Medeiros aproveitou a solenidade de abertura da formação continuada para divulgar o calendário de cursos e atividades com 38 módulos e duração de 3 meses sobre vários temas na área de segurança pública, noções de direito e conceitos de policiamento moderno.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO