Palestra destaca um olhar diversificado sobre a cidade

De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 13 de junho de 2018
A Prefeitura de Vila Velha está promovendo dois dias de capacitação para mais de 60 agentes da Central de Videomonitoramento. As palestras estão sendo realizadas com turmas diferentes nas manhãs de quarta (13) e quinta-feira (14) e acontecem no Centro de Operações de Vila Velha, em Novo México. “Um olhar privilegiado sobre a cidade” é o tema abordado pelo subsecretário municipal de Comunicação, Alvarito Mendes Filho.

Durante o treinamento, Alvarito Mendes chamou atenção dos agentes para um “olhar” diversificado, desta vez com destaque para os aspectos positivos da cidade que também podem ser observados por meio das câmeras de videomonitoramento. Para reforçar a sua argumentação, Mendes falou sobre a mudança de comportamento da população em relação a temas cotidianos, como atravessar sobre a faixa de pedestre ou depositar o lixo em lugar adequado, entre outros exemplos.

A amplitude dos ângulos visualizados por meio das câmeras foi outro detalhe abordado na capacitação. Para comparar, Mendes citou a música “Paisagem da janela”, que relata os vários “olhares” em apenas um ângulo da lateral do quarto de dormir. “Imagina o que pode ser visto em um ângulo de 360 graus”, enfatizou. E continuou: “Vocês são os olhos da cidade”, ao comparar o setor como parte de um corpo chamado Prefeitura.

“Foram pontuadas questões muito interessantes sobre o nosso trabalho, com uma visão positiva dos acontecimentos”, avaliou a agente Cristina Mary Corsini, 40 anos. “Aprendi muito. Agora vamos colocar em prática”, disse Maichy de Souza Siqueira, 25 anos. “A reflexão ampliou ainda mais o nosso olhar sobre a cidade”, opinou o coordenador da central de Videomonitoramento, Fábio Barcelos.

O subsecretário de Comunicação elogiou a iniciativa da capacitação programada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Semdest). “A iniciativa de manter a equipe em constante capacitação é a garantia de uma prestação de serviços cada vez melhor”.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO