Técnicos de Vila Velha vão conhecer projeto de iluminação em MG

De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Mapio.net
Criado: 11 de maio de 2018

Na próxima segunda-feira (14), uma equipe da Prefeitura de Vila Velha vai conhecer de perto o projeto de iluminação pública de Belo Horizonte (MG). A capital mineira está implantando o projeto resultante de uma parceria público-privada de iluminação pública após firmar contrato de R$ 1 bilhão com consórcio de empresas em 2016.

Na comitiva estarão os secretário de Governo, Saturnino Mauro, de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Ferreira dos Santos e de Infraestrutura, Projetos e Obras, Luiz Otávio Machado Carvalho.

Vila Velha também está em fase de contratação de estudos para elaboração de um projeto de parceria público-privada (PPP) de iluminação pública. No pregão eletrônico 16/2018 realizado na última terça-feira (8), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 11 empresas se habilitaram para desenvolver os estudos, mas a instituição ainda avalia a capacidade técnica de cada uma para escolher a melhor proposta.

O BNDES está oferecendo todo o suporte técnico à Prefeitura, conforme acordo firmado no início do ano. Pelo acordo, a instituição se comprometeu a financiar os custos das consultorias externas para a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica até a licitação final do empreendimento de modernização do parque de iluminação pública do município.

O projeto tanto de Belo Horizonte como de Vila Velha prevê a substituição da lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, além da implantação de um sistema de telegestão, que possibilita o controle remoto das luminárias nas vias da cidade. Para isso, a proposta terá como base a estruturação de uma rede que dinamize o funcionamento de uma cidade interconectada e mais inteligente.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO