Equipe de Abordagem de Rua fez 138 atendimentos em abril

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 08 de maio de 2018

No mês de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou 138 atendimentos por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) com pessoas em situação de rua. Apenas 19 aceitaram continuar assistidos pelos programas oferecidos pela Prefeitura.
 
O serviço de abordagem social é diário, sempre até a meia noite, incluindo feriados. A equipe é composta por assistente social e educador social que visitam os locais onde comumente encontram-se pessoas em situação de rua no município.
 
A rede municipal de atendimento prevê vagas em abrigos, alimentação, atendimento psicológico, sócio-assistencial, jurídico, passagens rodoviárias ou áreas para local de origem, auxílio para emissão de documentos pessoais, encaminhamento para o Centro de atendimento para dependentes de álcool e Drogas da Secretaria Municipal de Saúde (Caps-AD), encaminhamento ao Sine-VV, oficinas e dinâmicas para geração de renda.
 
Entretanto, a adesão aos serviços oferecidos é voluntária, ou seja, o cidadão não é obrigado a aceitar. A maioria (80%) busca apenas o serviço de alimentação oferecido pelo município.
 
A secretária municipal da Semas, Ana Cláudia Simões, disse que os direitos as pessoas em situação de rua são assegurados pelas leis 109/ 2009, 7053/2009 e 8742/1993 que estabelecem que o tratamento para a população em situação de rua é um direito exercido pelo cidadão. "O direito não pode ser imposto, ninguém pode ser obrigado e levado ao abrigo pela equipe de abordagem se não for por vontade própria".  
 
Serviço
 
Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop)
Local: Avenida Gonçalves Lêdo, 16, Divino Espírito Santo
Público alvo: população em situação de rua e imigrantes, maiores de 18 anos de ambos os sexos, inclusive crianças se estiverem acompanhadas dos pais
Período de funcionamento: das 08 às 17 horas, de segunda-feira à sexta-feira
Contato: (27) 3139-9537


SERVIÇOS PARA