Educação promove palestra sobre Prevenção às Intoxicações e Suicídio

De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 10 de maio de 2018

Para prevenir e instruir jovens e adolescentes, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou palestras sobre os temas Prevenção às Intoxicações e Suicídio, na manhã dessa quarta-feira (9), no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), localizado na Praça Duque de Caxias, Centro. O evento contou com a participação de 350 alunos da rede municipal de ensino, nos turnos matutino e vespertino.
 
As palestras foram ministradas pelo enfermeiro Aurimar Demenech, do Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen); Udson José Cacau Barbosa, acadêmico de medicina, e Daniela Tomassoni psicóloga do Toxcen. 
 
Para o secretário Municipal de Educação, Roberto Beling, “há um fenômeno novo que afeta as escolas que é a questão da auto mutilação. Isso passa por escolas privadas, públicas, não há distinção de classe, gênero. Estamos impactados com a repercussão nacional de dois casos em São Paulo e são estas discussões que temos que trazer, colocar os alunos na roda e conversar francamente sobre estas questões e colocar os educadores, técnicos e especialistas discutindo e criando programas de intervenção nesta área”.
 
"Quanto mais informação, maior o  resultado", comenta Laura Maria da Silva Coutinho, gerente do Programa Saúde na Escola. “A questão do suicídio, por exemplo, é um tema controvertido que as pessoas tem medo de abordar. Estamos procurando a luz da razão em uma conversa informal. Queremos levar a nossas crianças informações que possam prevenir futuros agravos na vida delas”, contou.
 
O evento contou com a participação de alunos de quatro escolas municipais de Ensino Fundamental: Alger Ribeiro, localizada em Cidade da Barra, Aly da Silva, em Balneário Ponta da Fruta, Marcionília Maurício Bueno, em Ilha das Flores e Ilha da Jussara, Ulisses Guimaraes.



SERVIÇOS PARA