Consultório na Rua cadastra mais de 180 pacientes em Vila Velha

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Semcom/PMVV
Criado: 09 de maio de 2018

O Consultório na Rua, que passou a ser reestruturado na atual gestão da Prefeitura de Vila Velha, é formado por equipe multiprofissional da atenção básica em saúde interligada com o atendimento das Unidades Básica de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Desde o ano passado, são 181 cadastrados: 120 homens e 61 mulheres.
 
O serviço funciona na Unidade de Cuidados Específicos e Saúde Bucal Básica (US Prainha) e tem por objetivo ampliar o acesso e a qualidade de atenção integral à saúde da População em Situação de Rua (PSR).
 
A iniciativa é a porta de entrada preferencial de saúde dessa população e é feito in loco. A equipe, composta de quatro profissionais (enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico em enfermagem) percorre o pontos de concentração de pessoas em situação de rua e fazem uma entrevista inicial para orientação, prevenção e promoção de saúde.
 
Atualmente, a equipe está desenvolvendo ações compartilhadas e integradas com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD), os serviços de Urgência e Emergência e outros pontos de atenção, conforme a necessidade do usuário.


SERVIÇOS PARA