Abordagem de rua é feita diariamente até meia noite

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Rovena Cruz
Criado: 16 de maio de 2018

De abril a 15 de maio, foram realizados 153 atendimentos por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). A adesão aos serviços oferecidos pela Prefeitura de Vila Velha é voluntária, ou seja, o cidadão não é obrigado a aceitar. A maioria (80%) busca apenas o serviço de alimentação oferecido nos abrigos e Centro Pop.
 
A equipe é composta por assistente social e educador social que visitam os locais onde comumente encontram-se pessoas em situação de rua no município. 
 
A rede municipal de atendimento prevê vagas em abrigos, alimentação, atendimento psicológico, sócio-assistencial, jurídico, passagens rodoviárias ou áreas para local de origem, auxílio para emissão de documentos pessoais, encaminhamento para o Centro de atendimento para dependentes de álcool e Drogas da Secretaria Municipal de Saúde (Caps-AD), encaminhamento ao Sine-VV, oficinas e dinâmicas para geração de renda.  
 
Em casos de migrantes, são ofertadas passagens rodoviárias visando a reintegração familiar. "O importante no momento da abordagem é o convencimento, o acolhimento. Não podemos chegar em companhia de policiais ou da Guarda Municipal, pois eles não podem ter o sentimento de repreensão e sim de confiança para lidar com a equipe de abordagem”, disse a secretária municipal de Assistência Social (Semas), Ana Cláudia Simões.
 
No Centro Pop, que fica no bairro Divino Espírito Santo, a pessoa é atendida por assistentes sociais, advogados, educadores sociais, psicólogos. O abrigo João Calvino acolhe pessoas em situação de rua. O Albergue Bom Samaritano acolhe migrantes em situação de rua.
 
 
Serviço
 
Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop)
Local: Avenida Gonçalves Lêdo, 16, Divino Espírito Santo
Público alvo: população em situação de rua e imigrantes, maiores de 18 anos de ambos os sexos, inclusive crianças se estiverem acompanhadas dos pais
Período de funcionamento: das 08 às 17 horas, de segunda-feira à sexta-feira
Contato: (27) 3139-9537
Seas: (27) 99717-5012 – Horário de atendimento: de 08 à meia noite


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO