Coleta seletiva: Lideranças das regiões 3 e 4 recebem orientações

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Rovena Cruz| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 07 de abril de 2018

Durante esta semana, representantes de cinco bairros de Vila Velha receberam orientações da Prefeitura de Vila Velha sobre coleta seletiva. Na quarta-feira (4), houve uma reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Paul, conduzida pela coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semdesu), Flávia Maciel, com apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu). 

Os representantes dos bairros Paul, Argolas, Chácara do Conde, Ilha das Flores e São Torquato, juntamente com técnicos da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), ouviram com atenção as explicações para serem divulgadores do projeto em suas comunidades. O principal objetivo é aumentar a oferta de material enviado para a Associação Vilavelhense de Coletores de Materiais Recicláveis (Revive), em novo México. 

O representante do bairro Paul, Mateus Moreno Ramos, explicou que, como toda mudança, ainda vai levar um tempo para as pessoas se adaptarem ao método de coleta. “Vamos mobilizar o maior número de pessoas possíveis para que tudo dê certo, pois será uma melhoria para nosso bairro e que gerará emprego também”.

Segundo a representante da empresa Environlink, Katiuscia Lourenço, o intuito é trabalhar a questão ambiental na regiçao. “A atividade portuária é impactante nesses bairros e estamos em contato com as comunidades para fortalecer a proposta”.

Tipos de resíduos

Resíduos secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.

Rejeitos são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes) e outros resíduos de limpeza.

Resíduos orgânicos consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO