Prefeito fala sobre tornar Vila Velha uma cidade inteligente

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Alvarito Mendes Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 20 de março de 2018

“A implantação, em Vila Velha, de redes de comunicação e informação tecnologicamente avançadas, os chamados sistemas inteligentes”. Esse foi o tema da entrevista do prefeito Max Filho no programa Fala Espírito Santo, TV Vitória/Rede Record, no início da tarde desta terça-feira (20).
 
As inovações anunciadas pelo prefeito serão viabilizadas a partir de um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que patrocinará os estudos de um modelo que norteará o projeto de cidade inteligente a ser implementado no município.
 
O primeiro passo deverá ser a implantação de uma nova estrutura de iluminação pública à qual outros serviços importantes para o funcionamento da cidade estarão conectados. Entre eles, estão o sistema de câmeras de videomonitoramento, a estrutura semafórica da cidade, a rede de internet sem fio (wi-fi), que poderá ser disponibilizada em locais e prédios públicos.
 
“O novo sistema de iluminação, que permitirá a operação integrada desses e de outros serviços, vai proporcionar, inclusive, uma eficiência energética que resultará em economia para município”, adiantou o prefeito.
 
Outra inciativa importante será a gestão integrada da administração municipal, visando a uma melhor interação do poder público com o cidadão, que passará a ter acesso facilitado a uma série de serviços essenciais básicos prestados pela Prefeitura.
 
Vale destacar que o conceito de cidade inteligente (smart city) a ser implantado em Vila Velha está ligado ao uso da tecnologia para tornar a infraestrutura urbana mais eficiente e melhorar a vida dos moradores da cidade, ou seja, está voltado para o bem-estar do cidadão, para a melhoria na qualidade de vida das pessoas.



SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO