Obras da UPA de Riviera da Barra serão retomadas

De: Secretaria de OBRAS, Secretaria de Gabinete
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão
Criado: 21 de março de 2018

As obras para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, em Riviera da Barra, devem ser retomadas até o final de junho. Na tarde desta quarta-feira (21), o prefeito Max Filho participou de uma visita técnica ao local, que terá capacidade para atender mais de 200 mil pessoas/ano. Também foi realizado um encontro com moradores e lideranças comunitárias da Grande Terra Vermelha (Região 5).

“Vamos retomar as obras da UPA e abrir essa porta de atendimento ao cidadão. Na década passada, nossa administração entregou para a população de Vila Velha o Pronto Atendimento da Glória e quatro das cinco unidades básicas de saúde da Grande Terra Vermelha. Estimamos que até o início do segundo semestre de 2019 a unidade estará à disposição da população”, afirmou Max Filho.

“Teremos o local de maior porte para atendimentos emergenciais feitos pelo município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior. "O povo todo comemora essa iniciativa", declarou a dona de casa Joana Zimer Santiago, de 73 anos, moradora do bairro Jabaeté. 

Histórico

Em dezembro de 2008, Max Filho (que finalizava seu segundo mandato como prefeito de Vila Velha) assinou convênio com o Governo Federal para que uma UPA fosse construída na Região 5. Em 2011 as obras foram iniciadas, porém paralisadas em maio de 2016. No ano passado, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras (Semipro) fizeram um diagnóstico para retomar as intervenções que, atualmente, terão um investimento estimado em, aproximadamente, R$ 4,2 milhões.

Na próxima semana, o secretário da Semipro, Luiz Otávio Machado de Carvalho, terá uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal para definir os últimos detalhes antes de iniciar o processo de licitação para contratar uma nova empresa para finalizar as obras da UPA de Riviera da Barra e colocar o aparelho público à disposição da população.  

Também participaram do encontro o vice-prefeito Jorge Carreta; o deputado estadual Rafael Favatto; o vereador José Homero Damascena; secretários e subsecretários municipais; a representante da Caixa Econômica em Vila Velha, Mônika Gimenes Ferrari; líderes comunitários e moradores da Grande Terra Vermelha.

Serviço

- As obras da UPA de Riviera da Barra devem ser retomadas até junho;
- A unidade deve ficar pronta para atender à população depois de 12 meses após o reinício das obras;
- O custo atualizado para a conclusão das intervenções está estimado em, aproximadamente, R$ 4,2 milhões;
- Considerada de nível 3 pelo Ministério da Saúde, a UPA de Riviera da Barra terá capacidade para atender mais de 200 mil pessoas/ano;
- A unidade tem 1,6 mil metros quadrados de extensão e 70 cômodos;
- A UPA terá consultórios para o atendimento dos públicos adulto e infantil (incluindo para atendimento odontológico), salas de observação, enfermarias, farmácias, recepção, áreas administrativas e 17 leitos para observação e outros espaços para o atendimento ao público;
- O aparelho atenderá, diretamente, a 22 bairros e a população da Grande Terra Vermelha (56 mil habitantes);
- 59% das obras foram concluídos.



SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO