Nova equipe agiliza atendimento para zerar filas nos CRAS

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 22 de março de 2018

Fim da espera e de filas para a população que procura os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em todas as regiões do município. Desde esta quinta-feira (22), a Prefeitura de Vila Velha ampliou o número de cadastradores em cada um dos seis CRAS do município. O atendimento do CadÚnico passará a ser feito por dois cadastradores exclusivos, das 8 às 16 horas.

Outra ação que ajudará no atendimento será a ampla divulgação da lista de documentos que o munícipe já deve levar direto no CRAS. Para fazer inclusão e atualização do cadastramento, uma equipe com dez digitadores também foi contratada para a sede da Semas, no Centro da cidade.

A secretária municipal da Semas, Ana Cláudia Simões, declarou que será possível realizar uma média de 50 cadastros por semana em cada CRAS. “Quem chegar com toda a documentação, será atendido no mesmo dia. Além disso, uma outra equipe convocará semanalmente em cada Centro os 70 primeiros que aguardam na fila de espera que temos. Projetamos atender em três meses todos os que aguardam em filas de CadÚnico”.

Agrimaldo Souza, morador Ataíde que foi ao CRAS de Paul na manhã desta quinta, disse que foi atendido na hora para fazer o cadastro. "O atendimento foi rápido e da melhor maneira possível, eu e minha família fomos tratados com muito respeito por todos”.

Serviço

O CRAS é a porta de entrada para todos os programas e benefícios da assistência social, é o primeiro lugar que a família deve procurar e ter acesso a mais de 20 serviços, como cadastro de serviços sociais públicos.

CadÚnico - O Cadastro Único Social funciona como uma base de dados que tem objetivo de identificar as famílias de baixa renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos no total. Esses dados são utilizados na hora de selecionar possíveis beneficiários dos programas sociais do Governo Federal voltados ao atendimento desse público.
 
Esse cadastro atende o Programa Bolsa Família (PBF), Programa de Erradicação ao trabalho Infantil (PETI), Programa de Habitação de Casas populares ou de Regularização Fundiária, passagens para idosos, Programa de Tarifa Social e Isenção em concurso público.
 
Endereços dos CRAS

CRAS Centro - Região 1: Boa Vista I, Boa Vista II, Centro, Coqueiral de Itaparica, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo, Glória, Ilha dos Ayres, Itapuã, Jaburuna, Jockey de Itaparica, Olaria, Prainha, Praia da Costa, Praia das Gaivotas, Praia de Itaparica, Residencial Itaparica, Soteco, Vista da Penha.
Endereço: Rua Araribóia, 124, Centro - telefone: 3389-6183/3239-3790

CRAS Jardim Asteca - Região 2: Araçás, Brisamar, Cocal, Darly Santos, Guaranhuns, Ibes, Ilha dos Bentos, Jardim Asteca, Jardim Colorado, Jardim Guadalajara, Jardim Guaranhuns, Nossa Senhora da Penha, Novo Itaparica, Novo México, Pontal das Garças, Santa Inês, Santa Mônica, Santa Mônica Popular, Santos Dumond , Vila Guaranhuns, Vila Nova.
Endereço: Rua Açucena, s/n, Jardim Asteca - telefone: 3389-1132/99805-2076

CRAS Paul - Região 3: 1º de Maio, Argolas, Aribiri, Ataíde, Cavaliere, Chácara do Conde, D. João Batista, Ewerton Montenegro, Garoto, Ilha da Conceição, Ilha das Flores, Industrial, Morro Philips, Paul, Pedra dos Búzios, Porto de Capuaba, Sagrada Família, Santa Rita, São Vicente de Paula, Vila Batista, Vila Garrido, Zumbi dos Palmares.
Endereço: Rua Couto Aguirre, 14, Paul - telefone: 3359-7043

CRAS Alvorada - Região 4: Alecrim, Alvorada, Cobi de Baixo, Cobi de Cima, Cobilândia, Ipessa, Jardim do Vale, Jardim Marilândia, Nova América, Planalto, Rio Marinho, Santa Clara, São Torquato, Vale Encantado, Vila da Vitória.
Endereço: Rua Jataí, 6, Alvorada - telefone: 3366-2509/3369-8693

CRAS Jabaeté – Região 5.1: 23 de Maio, Balneário P. da Fruta, Barra do Jucu, Cidade da Barra, Interlagos, Itanhangá, Morada do Sol, Morro da Lagoa, Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta, Praia dos Recifes, Recanto da Sereia, Santa Paula I, Santa Paula II, São Conrado, Ulisses Guimarães, Riviera da Barra.
Endereço: Avenida Líbano s/n, Jabaeté - telefone: 3244-6853

CRAS Morada da Barra – Região 5.2: Área Rural: Atlanta I e II; Xuri; Retiro do Congo; Camboapina; Fazenda Boa Vista; Córrego Sete, Barramares, Jabaeté, João Goulart, Mangal, Morada da Barra, Normília da Cunha, Seringal, Terra Vermelha, Vargem do Saco.
Endereço: Avenida Líbano s/n, Jabaeté - telefone: 3244-6662


SERVIÇOS PARA