Mais de 500 pessoas participaram da 28ª Descida do Rio Jucu

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Gabinete
Texto: Priscila Contarini| Foto: Pedro Lodi
Criado: 27 de março de 2018

O domingo de sol animou ainda mais amigos e famílias que saíram de casa para levantar a bandeira da conscientização na 28ª edição da Descida Ecológica do Rio Jucu. Em atenção para o descaso do poder público com o rio que abastece mais de um milhão de pessoas na Grande Vitória, mais de 500 pessoas se reuniram para participar do evento que, este ano, teve como tema “A ponte caiu, chega de esperar!”.
 
“É um movimento de denúncia e muitas vezes de descaso para com o Rio, mas é sobretudo um movimento de conscientização para que tenhamos todos um olhar generoso com este rio que é fonte de vida e abastece de água mais de um milhão de pessoas na Grande Vitória”, ressaltou o prefeito de Vila Velha, Max Filho, momentos antes dos participantes entrarem n’água.
A descida começou na localidade de Jucuruaba, em Viana. A chegada foi na foz do rio, na Barra do Jucu, em Vila Velha. De barco, prancha, caiaque, bóia, ou jangada, todos chamavam atenção para o cuidado com o Rio Jucu.

Jefeson Roseti, morador de Vila Velha, disse que todo ano participa. “É uma forma de diversão e o evento é sempre muito bem organizado. Acho que o principal intuito este ano é chamar atenção das autoridades para a preservação da maior riqueza do planeta, que é a água”, comentou.

Os irmãos Alex e Taís Andrade citaram a conscientização da sociedade. “As pessoas falam muito e fazem pouco. Se esquecem de coisas simples como não descartar óleo em um vaso sanitário, por exemplo. Este dia vem relembrar à sociedade e estimular as pequenas ações para a preservação de um bem maior”, comentou Taís.

É a primeira vez que a servidora pública, Márcia Fonseca, participou. “Está muito bonito e tem muita gente. É uma ação importante para lembrar sempre as pessoas em relação a conscientização e preservação de um rio tão importante”, ressaltou.

O evento é realizado pela Associação Barrense de Canoagem (ABC), com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Rio Jucu
O rio Jucu tem uma extensão aproximada de 166 km e é responsável pelo abastecimento de água de 60% da população da Grande Vitória (Vila Velha, Viana, Cariacica e Vitória).  Sua nascente fica na serra do Castelo, que é uma ramificação da serra de Pedra Azul. Dentre os principais benefícios trazidos pela bacia do rio, destacam-se a geração de energia elétrica, desenvolvimento industrial, irrigação de lavouras, turismo, pesca e abastecimento de água.

Seu encontro com o mar forma uma extensa barra que deu origem a um distrito de Vila Velha bem tranquilo que recebe o nome de "Barra do Jucu", com vocação turística que explora a própria barra e a faixa de areia costeira próxima.


SERVIÇOS PARA