Educação realiza semana de acolhimento dos alunos

De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 06 de fevereiro de 2018

A hora de voltar para a rotina escolar é um momento especial para os estudantes e uma oportunidade de fortalecimento de vínculos de pertencimento com a escola. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) alinhou ações e direcionou horários específicos para assegurar um melhor acolhimento dos alunos.

Na educação infantil, o período de acolhimento das crianças é um processo primordial para a construção de vínculos entre os pequenos, as suas famílias e os profissionais das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei’s).

Diante das especificidades do período inicial, a Semed orienta que o atendimento às crianças a partir de 1, 2 e 3 anos, no período de 05 a 09 de fevereiro, aconteça das 07 às 09h30 horas - no período matutino - e das 13 às 15h30 horas - no vespertino. Para as crianças de 4 e 5 anos, o atendimento nos dias 05 e 06 de fevereiro ocorrerá no turno matutino, das 07 às 09h30 horas e, no vespertino, das 13 às 15h30 horas.

Ensino Fundamental
 
Para essa faixa etária, na semana de acolhimento as crianças vão contar com atividades lúdicas, um ambiente externo ornamentado e acolhedor, com dinâmicas de apresentações (nome da criança), passeios em todos os ambientes da escola, atividades com músicas, contação de histórias, além de brincadeiras, gincanas, mural de pinturas feito pelas crianças e outras atividades para socializar e iniciar um processo de diagnóstico.
 
EJA
 
No caso dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é importante considerar a vivência social de cada um como cidadão, acolhendo os adolescentes, jovens, adultos e idosos. Hoje o município mantém 19 escolas com o sistema implementado – são 3.500 alunos por semestre. O atendimento aos alunos acima de 15 anos também é realizado no período noturno.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO