Educação: avanços na tecnologia a favor da qualificação

De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 07 de fevereiro de 2018

A eficiência na gestão do serviço educacional tem sido uma prioridade para a Prefeitura de Vila Velha. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem realizado uma série de ações inovadoras, dentre elas, a capacitação de todo o corpo docente e área administrativa para atuar com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) para promover maior agilidade no sistema administrativo e pedagógico para ano letivo que se inicia.

Professores, pedagogos, diretores e secretários escolares estão sendo capacitados para atuar com o SGE. “O sistema de gestão é prático e dinâmico que permite a realização de matrículas, rematrículas e transferências dos alunos eliminando as filas e otimizando o trabalho das secretarias escolares”, ressalta o secretário da Semed, Roberto Beling.

A coordenadora do setor de Sistema de Gestão Municipal, Miriene Manzoli Rogge, declarou que os profissionais estão recebendo todo o suporte. “O munícipe é o maior beneficiado, pois a fila de espera é respeitada de acordo com a classificação dos alunos”.

A novidade agradou aos pais. Leiliane Batista dos Santos matriculou sua filha no 3º ano. “Achei positivo a implementação do sistema e agora consegui matricular minha filha”, disse.

Os interessados devem solicitar vagas na rede municipal diretamente na unidade de ensino e realizar o cadastro no sistema. Dessa forma, a vaga é localizada de forma geográfica, priorizando a escola mais próxima de sua residência.

“Pauta Eletrônica”

É uma ferramenta do SGE que será disponibilizada, inicialmente, para 21 escolas. “Tudo o que o professor prepara na pauta física será possível ser realizado via sistema. Isso otimiza também o trabalho do pedagogo”, reforçou a coordenadora Miriene Rogge. Cerca de 900 computadores estão sendo adquiridos para que o sistema possa ser implementado de forma eficaz em todas as escolas.



SERVIÇOS PARA