Um sábado diferente: 40 atletas amadores participam do Praia Legal

De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Rovena Cruz| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 29 de janeiro de 2018

Experimentar a mesma sensação de quem tem alguma deficiência física. Esse foi o desafio lançado pelas frequentadores da Praia da Costa beneficiados pela Prefeitura de Vila Velha com o serviço Praia Legal (banho de mar assistido para pessoas com deficiência) para os mais de 40 atletas do grupo "Nadadores do Mar", que participaram na manhã de sábado (27), do projeto "Sentindo na Pele". 

O atleta cadeirante Luiz Carlos de Oliveira desafiou a equipe e explicou as regras: "Amarrar as pernas e vendar os olhos. Sentir na pele as dificuldades dos companheiros", contou. "Temos aqui pessoas paraplégicas e cegas", citou como exemplo.

Seguindo, passo a passo, como fazem os freqüentadores do Praia Legal, os atletas "Nadadores do Mar" foram guiados pela areia até a água pelos guardas-vidas treinados para essa situação.

A secretária municipal de Assistência Social Ana Cláudia Simões, informou que 300 pessoas passaram pelo projeto desde início do verão e usaram as cadeiras anfíbias para o banho monitorado. "Muitos deles há quase 20 anos não entravam no mar, e hoje nadam todos os dias aqui com nossa equipe," revelou.

O nadador Ademar Lopes entrou no mar vendado e disse que não foi nada fácil sentir na pele a sensação de ser uma pessoa com deficiência visual. "A primeira sensação foi de pânico, essa experiência vai ficar gravada na minha vida", completou.

Durante o verão, o serviço de banho de mar assisitido - Praia Legal - funciona todos os dias de 8 às 17 horas, próximo ao Clube Libanês, na Curva da Sereia, na Praia da Costa.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO