Moradores terão aulas de informática no Cras de Jabaeté

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 25 de janeiro de 2018

Saber utilizar um computador para escrever, desenhar, calcular, divertir-se e, principalmente, navegar pelo fantástico mar de informações da internet agora ficou mais fácil para os moradores de Vila Velha cadastrados no no Centro de Referência de Assistência Social - Cras de Jabaeté. Para atender aos pedidos das famílias cadastradas naquele Cras, a Prefeitura de Vila Velha instalou dez novos computadores para ofertar cursos de informática.
 
O Telecentro do Cras de Jabaeté foi inaugurado, nessa quarta-feira (24), pela Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Administração (Semad). “Desde a inauguração desse Cras, em 18 de novembro, quando iniciamos as oficinas de música, artesanato e esportes, a prefeitura está conversando com munícipes da região e percebemos a necessidade de uma oficina da área de informática”, explicou a secretaria de Assistência Social (Semas) Ana Claudia Simões.
 
Para participar das aulas é necessário que as famílias sejam cadastradas, referenciadas e atendidas tanto pelo Cras de Jabaeté, como de Morada da Barra. As inscrições estão abertas até o final da semana que vem. A estudante Yasmin Pereira do Espirito Santo de 12 anos disse as aulas vão que melhorar o seu comportamento: “Vou aprender muito. A gente vai poder ter uma oportunidade de emprego no futuro, ser um menor aprendiz.” Falou com entusiasmo.

O secretário de Administração (Semad) Rafael Gumiero presente no evento disse que foi investido 1 milhão e 600 mil reais na aquisição de 791 novos computadores para modernizar o parque tecnológico. “Para o Cras de Jabaete foi destinado dez desses aparelhos, ampliar a rede de proteção social é fundamental para que a gente consiga ter uma cidade melhor”, afirmou.

O Cras é a porta de entrada para todos os programas e benefícios da assistência social, é o primeiro lugar que a família deve procurar e ter acesso a mais de 20 serviços, como cadastro de serviços sociais e encaminhamento para outras políticas públicas. Os dois Cras, Jabaeté e Morada da Barra atendem juntos cerca de 40 bairros, em dia de agendamento chegam a 200 atendimentos.
 
Participaram da inauguração o secretário de Administração (Semad), Rafael Gumiero de Oliveira; o subsecretário de Tecnologia da Informação (Semad) Marcelo Leal; o presidente do Instituto de Previdência de Vila Velha (IPVV), Paulo Mignone; e algumas lideranças comunitárias da região.



SERVIÇOS PARA