Pessoas em situação de rua são retiradas de restinga da orla de Itaparica

De: Secretaria de Controladoria Geral
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de dezembro de 2017

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Ouvidoria Municipal, retirou na manhã desta terça-feira (12), pessoas em situação de rua que estavam utilizando a restinga da Praia de Itaparica como local de moradia.
 
A operação contou com o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu), Secretaria de Saúde (Semsa) com a equipe do consultório de rua, Secretaria de Assistência Social (Semas) com a equipe de abordagem de rua e da Subsecretaria de Meio Ambiente.

Segundo o ouvidor geral, Alexandre Salgado, a Ouvidoria registrou um grande número de reclamações dos moradores da Praia de Itaparica em relação à sujeira e às pessoas em situação de rua que estavam usando o local para dormir. “Em primeiro lugar a restinga é uma área de proteção ambiental e que não pode ser utilizada como moradia. Hoje estamos limpando a restinga com o apoio da Semsu e demais secretarias. Na próxima semana vamos realizar mais uma ação no local para evitar este tipo de situação”, ressaltou.

As pessoas em situação de rua foram abordadas pelas equipes da Semas e Semsa que orientaram e encaminharam para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Divino Espírito Santo.

Para Fernando Zacché, morador do Edifício Francisco Viana, ações como esta são importantes e fundamentais para o bem estar da população. “Infelizmente o calçadão estava ficando vazio, os moradores estavam incomodados,  inibidos e com medo. Havia muita sujeira nas restingas além do perigo do fogo que colocavam durante a noite. Quero agradecer à Prefeitura pela ação realizada na Praia de Itaparica”, finalizou.



SERVIÇOS PARA