Limpeza em todas as praias de Vila Velha é intensificada

De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão
Criado: 28 de dezembro de 2017

Vila Velha é uma das cidades litorâneas do Brasil com um dos melhores serviços de limpeza destinado às praias. Durante o verão o município recebe milhares de turistas de outros locais do Espírito Santo, do Brasil e também do exterior. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu), intensificou, previamente, as ações para o período.

“De março a novembro são recolhidas, em média, 11 mil toneladas de lixo domiciliar em todo o município, mensalmente. Com a chegada do verão, esse número é acrescido com aproximadamente 4 mil toneladas, apenas com os resíduos descartados na orla de Vila Velha. É preciso que todos, sejam moradores ou visitantes, estejam conscientes e mantenham as praias e outros locais da cidade limpos. A orla é de todos. A Semsu procura trabalhar em conjunto com a sociedade para manter nossa cidade como um espaço organizado, aprazível”, afirmou a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva.

Desde o dia 19 de novembro, a coleta de lixo nas praias de Itaparica, de Itapuã e da Costa, passou a ser feita diariamente (inclusive aos domingos e nos feriados) e em horários ampliados (das 6 horas às 21 horas). Antes dessa data, o serviço era realizado nesses locais às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, das 9h30 às 11 horas e das 21 horas à meia-noite.

A coleta do lixo domiciliar da orla da Região 5 (Barra do Jucu, Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta, Interlagos, Praia da Baleia, Praia dos Recifes e Praia da Concha) também foi intensificada de forma inédita pela atual administração. Até o dia 18 de novembro, o recolhimento dos resíduos no local era feito às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados. A partir do dia 19 de novembro, o serviço também passou a ser realizado aos domingos.

O calçadão, que abrange as praias da Costa, de Itapuã e de Itaparica já conta com 77 papeleiras (48 novas) e 164 lixeiras de concreto nas areias. O trabalho também foi realizado nesta quinta-feira (28), na Praia dos Recifes. A Prefeitura de Vila Velha solicita que a população também exerça o seu papel, colaborando na manutenção da limpeza da cidade. O descarte irregular de lixo pode ser denunciado através da Ouvidoria Inteligente 162. O Código Municipal de Limpeza Urbana (Lei nº 2.915/1994) determina que: depositar, lançar ou atirar, em quaisquer áreas públicas ou terrenos, edificados ou não, de propriedade pública ou privada, resíduos sólidos de qualquer natureza, constitui infração grave, sendo punido com valores que chegam a R$ 9.255,30, conforme a gravidade do caso.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO