Vila Velha oferece opções de passeio neste feriado

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: comunicação pmvv
Criado: 11 de outubro de 2017

Além das belas praias e lagoas que Vila Velha possui para o lazer dos moradores, turistas e visitantes, a cidade oferece outras opções para curtir o feriado desta quinta-feira (12). Lazer, cultura e história fazem parte do cotidiano da cidade e servem de atração turística como o Convento da Penha, Farol Santa Luzia, Igreja do Rosário localizada no Sítio Histórico da Prainha, dentre outros locais que merecem ser visitados.         
 
Convento da Penha:  Do alto de um penhasco, a imponente construção centenária guarda lendas e é testemunha da história capixaba. Em seu interior, o espaço mais expressivo é o da Igreja com sua preciosa Capela-Mor onde abriga a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espirito Santo. O Convento da Penha é considerado um dos pontos turísticos mais visitados no Estado.
 
Igreja Nossa Senhora do Rosário: Considerada a mais antiga igreja em funcionamento no Brasil, suas paredes de 485 anos de história mantém-se não apenas vivos, mas também visíveis aos olhos atentos de quem visita. Após um processo de restauração, partes da decoração antes escondidas por trás de camadas de tinta, ganharam vida mais uma vez, revelando a beleza e a peculiaridade do patrimônio. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é considerado um dos marcos na Colonização do Solo Espírito-santense. Aberta para visitação acompanhada de monitores da Subsecretaria de Turismo.
 
Fazem parte também do circuito histórico da Prainha o Museu Atelier Homero Massena, Academia de Letras, Gruta Frei Pedro Palácios, Casa da Memória e o Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado dentro do 38° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. A visita ao Forte é realizada através de agendamento pelo telefone: 3061-7381.
 
Farol Santa Luzia: Inaugurado por Dom Pedro II em 1871, o farol é considerado um dos locais mais bonitos para visitação. Sua localização privilegiada facilita a visão da entrada da baía do Espírito Santo.   
 
Outras opções de passeios são: o Museu da Vale, localizado em Argolas, Museu da Garoto, na Glória, passeios de barco nas ilhas Pituã com saída da Praia de Itapoã, Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira na Glória, Lagoa Grande na Ponta da Fruta, trilhas no Morro do Moreno na Praia da Costa, além de contemplar o visual no Morro da Concha na Barra do Jucu e Morro da Igrejinha de Ponta da Fruta.     
 
A subsecretaria de Turismo oferece três Centros de Atendimento ao Turista (CATs), localizados no Farol Santa Luzia, Igreja do Rosário e Shopping Praia da Costa. Monitores orientam turistas e visitantes com informações importantes de nossa cidade como pontos turísticos, praias, agroturismo, eventos, shows, programação cultural e esportivas. Acompanhe as informações da Subsecretaria de Turismo através do facebook /TurismoVilaVelhaES ou pelo Portal da prefeitura: www.vilavelha.es.gov.br.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO