Receita de Vila Velha deve crescer com dragagem em portos

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 03 de outubro de 2017

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, participou da solenidade de entrega da obra de dragagem e derrocagem do canal de acesso ao Porto de Vitória. Sob a coordenação do presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luiz Cláudio Montenegro, a cerimônia aconteceu na tarde de segunda-feira (2), na sede da empresa, no centro de Vitória.
 
Com a conclusão das obras, estima-se que a movimentação de cargas no portos de Vitória e de Capuaba deve aumentar em 30%, passando dos atuais 6 milhões para 8 milhões de toneladas/ano. Os portos dobraram a capacidade de movimentação de carga, já que agora passam a receber embarcações com capacidade para até 70 mil toneladas. Antes só recebiam navios que transportavam 35 mil toneladas. O valor da obra chegou a R$ 118,6 milhões.
 
Iniciada há cinco anos pela Secretaria Especial de Portos (SEP), a obra de dragagem retirou quase 2 milhões de m³ de sedimentos, além da derrocagem de mais de 110 mil m³ de pedras que estavam submersas. A medição da profundidade na Baía de Vitória ainda depende da homologação da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos.
 
“Só com expectativa da conclusão da dragagem conseguimos fechar linhas diretas com a Ásia, Europa e Estados Unidos”, anunciou o presidente da Codesa. Em seu discurso, Montenegro fez questão de enfatizar: “É um momento histórico para o Espírito Santo depois de tantas discussões técnicas e negociações”, disse.
 
“A atividade portuária de comércio exterior, com as importações e exportações vai incrementar uma das principais e mais importantes fontes de receita tributária de Vila Velha”, disse Max Filho, ao falar durante a solenidade de entrega da obra. E acrescentou: “Por isso, o município tinha que se fazer presente nessa data histórica tão importante”, reforçou.
 
Estiveram presentes na solenidade, a senadora Rose de Freitas, o secretário Estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, o prefeito de Cariacica, Geraldo de Oliveira Júnior (Juninho), o secretário de Finanças de Vila Velha, Evandro Alves Vieira, além de representantes do Governo do Estado, empresários e sindicalistas.


SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO