Grupo de trabalho discute ações para o “Vila Criativa”

De: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Texto: Syria Luppi| Foto: Felix Falcão
Criado: 08 de outubro de 2017

Fortalecer a cultura canela-verde é a proposta do projeto “Vila Criativa’, lançado pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), com apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O grupo de trabalho formado por produtores, artistas e ativistas de diferentes segmentos culturais da cidade se reuniu na manhã desse sábado (07), no auditório da Prefeitura, para discutirem estratégias de interação de atividades e outras ações que fortaleçam o setor.
 
Durante o encontro, os participantes opinaram sobre o cenário da cultura local e valorizaram a iniciativa. “Acho importante essa interação. Estamos esperando algo parecido há muito tempo. É tempo de discutir cultura e não apenas entretenimento”,  falou Simone Marçal, produtora cultural há 22 anos.
 
De acordo com Paolo de Souza Silva, técnico da Semcel, o Vila Criativa possui 30 participantes e a intenção é organizar o setor para participar dos projetos voltados ao desenvolvimento da economia criativa. “A sinergia das ações entre as entidades e a difusão delas por todos os bairros é dotar a cidade de um calendário de programação cultural, que não teríamos capacidade operacional e orçamentária para realizar e patrocinar, mas que temos condições e equipe para agir em apoio à realização delas pelas entidades”.
 
A gerente do Sistema Estadual de Cultura da Secult, Anna Saiter, participou da reunião e fez uma exposição sobre o Mapa Cultural ES, plataforma digital que integra todas as atividades culturais que ocorrem nas cidades, formando um banco de dados que permite a interação das ações e a formulação de políticas públicas para o setor.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO