Dia da Guarda Municipal é comemorado nesta terça-feira (10)

De: Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 10 de outubro de 2017
Nesta terça-feira (10) comemora-se o Dia da Guarda Municipal. Em Vila Velha, a instituição ganhou notoriedade pela atuação ao longo dos anos por meio de ações preventivas de fiscalização no trânsito e de proteção da população. Hoje, ganhou mais eficiência com uma atuação planejada e estruturada.

Em fevereiro deste ano, a Guarda de Vila Velha teve atuação destacada na segurança das ruas, com ações inclusive de patrulhamento diuturno dos bairros. Na atualidade, a instituição conta com 286 agentes que atuam no patrulhamento preventivo 24 horas por dia em todas as regiões do município, com viaturas, motocicletas, quadriciclos, bicicletas, patrulhamento a pé e também nas cinco bases e sete módulos operacionais instalados em pontos estratégicos da cidade.

O processo de criação da Guarda em Vila Velha começou com a contratação de agentes de trânsito no final de 2007, durante a segunda gestão do prefeito Max Filho à frente do município. Em 2011, foi então instituída a Guarda Municipal nos moldes do que funciona hoje. Em 2013, a instituição foi aparelhada, armada e ganhou novos uniformes.

A base operacional da Guarda de Vila Velha está integrada a uma central de vídeomonitoramento e ao Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O subsecretário da Guarda Municipal, Samuel Nunes, egresso do primeiro concurso, falou com orgulho de pertencer a uma instituição que vem alcançando níveis de excelência na atuação. O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Oberacy Emmerich também destacou a importância da Guarda Municipal. “A instituição tem um papel importante na proteção de ambientes, de maneira a criar condições favoráveis para uma convivência harmônica das pessoas”, finalizou.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO