Credenciais de estacionamento de idosos e deficientes saem com rapidez

De: Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 05 de outubro de 2017

Desde o início do ano, a Prefeitura já emitiu 2.751 credenciamentos para utilização nos estacionamentos do município, com direito à gratuidade nos rotativos. Foram 2.181 para idosos e 264 para portadores de alguma deficiência. Em relação a 2016, foram 26 concessões a mais do que no mesmo período do ano anterior. No último mês de setembro foram atendidas 326 solicitações, enquanto em 2016 foram 168 pedidos.

De janeiro a setembro de 2016 foram atendidas 2.725 solicitações, com 2.490 para idosos e 261 para portadores de deficientes. A partir de maio desse ano, o município passou a atender no ato da solicitação os pedidos de credenciais.

O credenciamento beneficia os idosos e deficientes com isenção do pagamento nas três primeiras horas no uso do estacionamento rotativo no município, conforme a lei municipal 5.799/16. A lei também estabelece que o idoso ou deficiente podem ocupar as vagas livres, caso não haja disponível vagas preferenciais.

“A maior satisfação do munícipe é receber o documento na hora e com rapidez”, comentou o gerente do estacionamento Rotativo, Paulo Horta, sobre a agilidade na concessão do credenciamento. O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Oberacy Emmerich Júnior, disse que foi possível atender aos idosos e deficientes com a agilidade necessária. “O serviço, além de prioritário, é rápido, pois não tinha sentido nenhum tipo demora para a concessão dos credenciamentos”, enfatizou. 

Para solicitar o serviço, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura de Vila Velha (www.vilavelha.es.gov.br), baixar o documento e preencher o formulário. Depois, é só juntar cópias do documento de identidade, comprovante de residência atualizado no nome do requerente e laudo médico com o CID da deficiência, para os deficientes, e fazer a entrega no setor de atendimento da Prefeitura de Vila Velha. 

Serviço

Cadastramento

A solicitação da credencial deve ser feita no setor de Atendimento da Prefeitura de Vila Velha, na Avenida Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica, com os seguintes documentos: 

Idoso (60 anos) - apresentar cópias da Carteira de Identidade, do CPF, e de um comprovante de residência em seu nome.

Deficiência e com dificuldades de locomoção – apresentar, além da Carteira de Identidade e do comprovante de residência em seu nome ou do representante legal, laudo médico recente (máximo últimos 6 meses) comprovando que tem deficiência física e com o CID indicado. O requerente estará sujeito à perícia médica
 
Isenção  - De acordo com a Lei 5.799, em seu Artigo 1º, “ficam todos os idosos, considerados assim, na forma da lei, isentos do pagamento da tarifa do estacionamento rotativo para a utilização de qualquer das vagas nas áreas de abrangência dos parquímetros existentes na cidade pelo período de até 3 (três) horas”.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO