Prefeitura lança o Serviço de Inspeção Municipal - SIM

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Renata Fermo| Foto: divulgação
Criado: 12 de setembro de 2017

Neste mês de setembro, a Prefeitura de Vila Velha começa a fornecer às indústrias do setor de agricultura e pesca do município que trabalham exclusivamente com produtos de origem animal, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Cada estabelecimento e produto inspecionado receberá um número de registro, popularmente chamado de “selo” de inspeção.
 
O objetivo é regularizar a produção, o processamento e a comercialização destes produtos, buscando tirá-los da clandestinidade e garantir a qualidade dos produtos oferecidos à população. Uma equipe da Coordenação de Agricultura e Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável procedeu a vistoria de algumas empresas candidatas a receber o selo e solicitou ajustes e melhorias a serem atendidas dentro de um prazo fixo. E a partir desta terça, as indústrias que trabalham com produtos de origem animal como carnes, aves, lácteos, pescados, ovos e mel vão poder solicitar este selo que incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.
 
São atribuições do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M.:

- Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal;

- Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;

- Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos, e levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos;

- Realizar ações de combate à clandestinidade;

- Realizar outras atividades relacionadas à inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que forem delegadas ao S.I.M..

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA