Prefeitura concluiu mais uma etapa no Plano Diretor Municipal (PDM)

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 06 de setembro de 2017

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade da Prefeitura de Vila Velha conclui na noite desta quarta-feira (06), mais uma etapa do Plano Diretor Municipal (PDM), com a realização do último Fórum Regional para debate com a população sobre o processo de revisão do PDM. O evento que atenderá os cidadãos da Região 01, será realizado na UMEF "Senador João de Medeiros Calmon", de 19h às 21h, no bairro Praia das Gaivotas. Os Seminários temáticos com os setores específicos dão sequência à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e começam na próxima semana. 

O Plano é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU), e possibilita o planejamento de políticas púbicas para o desenvolvimento urbano do Município.

As reuniões dos Fóruns Regionais foram realizadas nas cinco regiões de Vila Velha onde a Prefeitura apresentou as propostas realizadas por meio das leituras comunitárias, em relação a questões sobre habitação, infraestrutura, meio ambiente, transporte, mobilidade, uso e ocupação do solo, regulação de terrenos e imóveis, patrimônio histórico, entre outros pontos importantes.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Machado Carvalho, comentou que o intuito é priorizar a acessibilidade urbana por meio do transporte alternativo e, além disso, atuar na questão ambiental, mas de forma sustentável. 

Dentre as propostas apresentadas pela Prefeitura estão: a integração da ciclovia de Guaranhuns com a praia, o incentivo à criação de um transporte turístico de balsas na Baía de Vitória, a revitalização da Prainha, proposta do Plano de Manejo de Jacarenema, no que tange à referida Unidade de conservação da Barra do Jucu. E também, o incentivo ao turismo, por meio da criação de um Parque Municipal no Morro do Moreno, criação de área de preservação e abertura para a população do Parque Marista, no centro de Vila Velha. A Revitalização do Parque do Morro da Manteigueira, promovendo melhorias no acesso, trilhas e instalação de sede, criando projetos de educação ambiental, incentivando o uso e visitação do parque pelos moradores, também foi citado.

Evento

Durante o evento desta quarta-feira (06), as participações orais da sociedade se darão de forma individual e terão o tempo máximo de três minutos. As participações escritas poderão ser feitas e entregues na SEMDU ou encaminhadas pelo website, no prazo máximo de 48 horas. As participações escritas também poderão ser depositadas em local indicado pela coordenação no evento.

Próxima etapa

Os seminários temáticos com os setores específicos dão sequência à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e tem início na próxima semana.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO