PlanMobVV reúne quase 100 pessoas em noite de apresentação e debates

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 13 de setembro de 2017

A noite de apresentação e debates em relação ao Plano de Mobilidade e Acessibilidade de Vila Velha (PlanMobVV) reuniu quase 100 pessoas no auditório da Prefeitura Municipal, na última  terça-feira (12). Na ocasião, os palestrantes das empresas contratadas para realização do Plano, falaram sobre as etapas, diretrizes e ouviram a população.

O evento contou com a participação do secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho Machado, a subsecretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Caroline Jabour, representantes das empresas Myr e Locale Trânsito e Transporte, secretários, técnicos da Prefeitura, além da população.

O PlanMobVV tem como objetivo ouvir os cidadãos e dessa forma desenvolver propostas para o sistema viário e os sistemas de transportes para que os deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorram de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, social e ambiental, segundo o secretário da Semdu, Antônio Marcus. “Vamos planejar intervenções de curto, médio e longo prazo, de acordo com a necessidade da população, e também otimizar a utilização dos investimentos públicos.”

O diretor executivo da Myr Locale Trânsito e Transporte, Paulo Monteiro, esclareceu as etapas do Plano e citou como prioritária a etapa de visitas domiciliares, que terá início ainda este mês. “Os técnicos da pesquisa vão visitar 12 mil residências,” comentou.

O Plano é desenvolvido pela Prefeitura de Vila Velha por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU) com a participação da população, e servirá como orientação para os investimentos em mobilidade urbana feitos na cidade nos próximos dez anos, a partir de 2018.

Visitas domiciliares

As empresas contratadas para elaborar o plano, Myr Locale Trânsito e Transporte, vão realizar 12 mil visitas domiciliares e não domiciliares, oficinas e eventos comunitários, além de pesquisas do Sistema de Transporte, com o intuito de ouvir a população.

A pesquisa será realizada de forma simultânea nas cinco regiões do município.  A população poderá receber os técnicos que realizarão os questionamentos, de terça-feira a sábado, de 8h às 20h. A pesquisa terá início no dia 25 de setembro e seguirá por mais 45 dias. A equipe atuará identificada com crachá e colete azul. A média de duração das entrevistas é de 40 minutos.
 
Com a colaboração da população, após consolidado o diagnóstico completo, a empresa vai desenvolver cenários e diretrizes para compor a Lei. O objetivo é tornar Vila Velha uma cidade acessível para os cidadãos, melhorando a mobilidade das pessoas e cargas, com segurança, sustentabilidade dando prioridade para os meios de transporte não motorizados.

Até a aprovação do Plano de Mobilidade, serão realizadas oficinas e seminários em diversas regiões de Vila Velha, do dia 2 a 7 de outubro. Os eventos, abertos a todos os cidadãos, servirão para discutir e organizar as ideias.

Como participar

Pela Internet: Você pode enviar um e-mail com a sua sugestão para:planmobvv@vilavelha.es.gov.br, ou obter mais informações no site da prefeitura: www.vilavelha.es.gov.br/planmobvv
Por Telefone: Você pode ligar para a coordenação do plano, tirar dúvidas e registrar a sua ideia no (27) 3149-7298

 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA