PDM: Fórum popular reúne moradores da Região 5

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 05 de setembro de 2017

O Fórum Regional para debate do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), terá na noite desta terça-feira (05), mais uma audiência, desta vez para os moradores da Região 5. O evento acontecerá na Escola "Christiano Dias Lopes", no bairro São Conrado, de 19h às 21h. A última reunião da rodada será realizada nessa quarta-feira (06), no bairro Praia das Gaivotas e contemplará os moradores da Região 1.

O plano é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU), e possibilita o planejamento de políticas púbicas para o desenvolvimento urbano do Município. As reuniões dos Fóruns Regionais estão sendo realizadas nas cinco regiões de Vila Velha para discutir questões sobre habitação, infraestrutura, meio ambiente, transporte, mobilidade, uso e ocupação do solo, regulação de terrenos e imóveis, patrimônio histórico, entre outros pontos importantes.

Durante o evento, as participações orais da sociedade se darão de forma individual, terão o tempo máximo de três minutos. As participações escritas poderão ser feitas e entregues na SEMDU ou encaminhadas pelo website, no prazo máximo de 48 horas. As participações escritas também poderão ser depositadas em local indicado pela coordenação no evento.

Os Fóruns Regionais estão programados para ocorrer conforme datas e horários informados no quadro abaixo:

Fórum Regional

Data

Horário

Local

Bairro

Região 02

24/08/2017

19h-21h

 
Escola Reverendo Antônio da Silva Cosmo

 
Jardim Colorado

Região 03

29/08/2017

19h-21h

 
Escola Leonel de Moura Brizola

Santa Rita

Região 04

31/08/2017

19h-21h

 
Escola Pedro Herkenhoff
 

Cobilândia

Região 05
 
 
Região 01

05/09/2017
 
 
  06/09/2017

19h-21h
 
 
19h-21h

Escola Christiano Dias Lopes
 
Escola Senador João de Medeiros Calmon

São Conrado
 
 
Praia das Gaivotas

 
Entenda o que é o  PDM
O Plano Diretor Municipal (PDM) é um importante instrumento para ordenar a expansão urbana e fazer com que o município se desenvolva de forma organizada. O documento, que possibilita a implantação de políticas fiscais, econômicas e administrativas voltadas para o desenvolvimento urbano, está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Vila Velha, em conjunto com a população. Após aprovação, o PDM norteará o desenvolvimento urbano de Vila Velha pelo período de 2017 a 2027.
 
Na prática - O PDM define, por exemplo, as regras para as futuras construções.
 
Participação popular - Toda a população de Vila Velha ainda pode participar da elaboração do novo Plano Diretor Municipal (PDM), não apenas durante os fóruns regionais e temáticos, mas também pela internet. No portal pdm.vilavelha.es.gov.br é possível conferir a agenda de eventos do PDM e enviar sugestões sobre os temas Habitação, Infraestrutura Urbana, Uso do Solo, Patrimônio Histórico, Meio Ambiente, Economia e Mobilidade Urbana.

Revisão - A revisão do PDM é uma recomendação do Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de julho de 2001) e atende a uma determinação da Constituição Federal de 1988, que julga necessária a realização de uma revisão do plano, no máximo, a cada 10 anos. Em Vila Velha, a última alteração foi em 2007.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO