Na Região 1, Prefeitura realiza último Fórum Regional do PDM

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Érico Miranda| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 08 de setembro de 2017

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), concluiu na noite desta quarta-feira (6) mais uma etapa do Plano Diretor Municipal (PDM). Em assembleia realizada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) “Senador João de Medeiros Calmon”, no bairro Praia das Gaivotas, aconteceu o último Fórum Regional de debate com a população para a revisão do PDM. No evento foram abordados temas referentes à Região 1 da cidade.
 
 “O debate democrático sobre o PDM é de vital importância para toda a população do município. Nas reuniões é discutido o futuro da cidade, o seu desenvolvimento e as propostas para uma melhor qualidade de vida dos seus habitantes”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho Machado, que conduziu a reunião. Também participaram do encontro a subsecretária da Semdu, Caroline Jabour de França, técnicos da Prefeitura de Vila Velha, lideranças comunitárias e moradores da Região 1.
 
Na assembleia desta quarta-feira (6) os temas centrais da revisão do PDM, relacionados à Região 1 foram: a questão do meio ambiente, com destaque para a preservação do litoral e conservação de áreas como o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado na Glória; a mobilidade urbana, com menções ao projeto do sistema de transporte aquaviário, o Projeto “Bike VV” e projetos de acessibilidade; o desenvolvimento urbano da localidade, com estudos referentes a áreas verdes, de expansão controlada e núcleos de crescimento; ações para o uso racional e preservação dos recursos hídricos, com destaque para obras de macrodrenagem do Canal da Costa e o patrimônio cultural, ressaltado pela riqueza histórica do Sítio Histórico da Prainha e seu potencial turístico e religioso.
 
As participações orais e escritas registradas no encontro desta quarta-feira (6) foram entregues à Semdu e também podem ser encaminhadas até esta sexta-feira (8) em: pdm.vilavelha.es.gov.br . Os seminários temáticos com os setores específicos darão sequência à revisão do PDM. Os eventos têm início previsto para a terça-feira (12) e término programado para o dia 26 de setembro, com cinco sessões.
 
O PDM é desenvolvido pela Semdu e permite o direcionamento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento urbano do município. Realizadas nas cinco regiões administrativas de Vila Velha, onde a Prefeitura apresentou as propostas e demandas das comunidades relacionadas ao uso e ocupação do solo, regularização fundiária, patrimônio histórico, questões referentes à habitação, meio ambiente, transporte, mobilidade e outros temas.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA