Crianças da rede municipal vão plantar mudas no Dia da Árvore

De: Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Paulo Borges Filho
Criado: 15 de setembro de 2017

O Dia da Árvore será comemorado na próxima quinta-feira (21),  com o objetivo da conscientização e o respeito da preservação da natureza. Para comemorar esta importante data, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Subsecretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão preparando uma programação especial com alunos da rede municipal.
 
Alunos da Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) “Maria Cristina”, do bairro Ilha dos Ayres, participam do plantio de 20 mudas da espécie “Ipê Roxo”, na Praça Duque de Caxias, Centro, a partir das 8 horas.
 
Já as crianças da Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) “São Francisco de Assis”, do bairro Glória, participam a partir das 14 horas no Viveiro Municipal localizado no Parque Natural da Manteigueira, do plantio de 30 sementes da espécie “Ingá Mirim”. Cada aluno terá seu nome escrito no recipiente, onde após um ano as mudas serão plantadas pelos próprios alunos em um local a ser escolhido na cidade.         
 
O dia 21 de setembro foi escolhido em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
 
De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Maurício Gorza, o Dia da Árvore deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. “Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras”, finalizou.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO