Confira a balneabilidade de nossas praias e lagoas e divirta-se!

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 08 de setembro de 2017

A previsão do tempo para o final de semana, de acordo com os meteorologistas, é de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado, podendo chover a qualquer hora. Se o sol abrir o suficiente para você se motivar para um banho de mar ou de lagoa, anote as condições de balneabilidade de Vila Velha e aproveite! 

Semanalmente, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável/Meio Ambiente divulga os testes de balneabilidade das praias e lagoas do município. Segundo a avaliação dessa semana, dos 14 pontos onde são realizadas as coletas, 10 locais estão próprios e quatro impróprios para o banho. Os banhistas e frequentadores das praias e lagoas de Vila Velha são informados do resultado através de placas instaladas em diversos pontos da orla e aqui no Portal da PMVV.

A Praia do Barrão, por exemplo, é próxima à foz do rio Jucu, que recebe um grande volume de esgoto em toda a sua extensão, o que acaba interferindo diretamente na classificação desta praia, principalmente quando há ventos fortes e mudança das correntes marítimas que lançam as águas em direção à praia. 

A subsecretaria recomenda que a população evite sempre o banho em praias influenciadas pela presença de cursos d’água, principalmente em áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos supostamente contaminada por esgotos.  

A placa verde significa “Própria” e a placa vermelha indica “Imprópria” para o banho. As trocas dessas placas são realizadas semanalmente conforme resultado e instruções contidas na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000. Além das placas indicativas o resultado é publicado em jornais de grande circulação no Estado e através do Portal da Prefeitura.  
 
Confira os locais próprios e impróprios para o banho.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO