“Bike VV” começa a funcionar em dezembro

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão
Criado: 29 de setembro de 2017

Foi assinado na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, nesta quinta-feira (28), o contrato com a empresa Tembici (M2 Soluções em Engenharia), que venceu a concorrência pública para gerenciar o programa “Bike VV”. O serviço de compartilhamento de bicicletas mediante aluguel, no município, está programado para começar funcionar oficialmente no dia 15 de dezembro. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Max Filho no dia 15 de novembro, quando haverá uma apresentação em caráter experimental.

Serão 200 bicicletas que poderão ser alugadas em 20 pontos do município. Os usuários poderão utilizar as bikes das 5 horas à meia-noite (0 hora). Dez por cento (20 bicicletas) serão bikes duplas, destinadas a pessoas com deficiência visual. A estimativa feita por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu) é de que o serviço atenda 1 mil munícipes diariamente.

“Antes de lançarmos o edital de concorrência promovemos uma consulta pública sobre o ‘Bike VV’. A participação popular foi intensa. Uma munícipe solicitou bicicletas duplas, para deficientes visuais, e nós atendemos o pedido. Dez por cento das bikes serão voltados para este público”, afirmou Max Filho. 
Participaram da reunião de assinatura do contrato com a Tembici o prefeito de Vila Velha, Max Filho; os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho e de Administração, Rafael Gumiero; e o presidente da empresa, Tomás Martins.  

“Vila Velha terá o que há de melhor em termos de tecnologia. O sistema que implantaremos na cidade é o mesmo já utilizado em Nova Iorque, Londres e Melbourne, por exemplo”, declarou Tomás Martins.

Especializada em mobilidade urbana a Tembici atua em 17 cidades do Brasil. Grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife contam com os serviços da empresa, que foi fundada em 2010, possui 33 projetos e mais de 2 milhões de usuários, incluindo clientes internacionais que atuam em três continentes e contabilizam mais de 160 milhões de viagens.

Com tecnologia de última geração, as bicicletas que serão utilizadas em Vila Velha, no “Bike VV”, possuem as seguintes especificações técnicas:

- Design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas.

- Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira.

- Pneus com lados reflexivos e em aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável.

- Tecnologia antifurto, exclusiva no Brasil.

- Cobre-correntes que protege a roupa do ciclista.

- Banco confortável e canote do selim com marcas para ajuste de altura.

- Sistema de freios ‘Rollerbrake”, que garante freadas mais seguras.

- Configuração de marchas para três velocidades.

- Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo” com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança para quando o ciclista aguarda no semáforo.

- Dispositivo de trava com sistema antifurto.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO