US de Vila Garrido oferece programa de combate ao tabagismo

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 09 de agosto de 2017

O Programa de Combate ao Tabagismo mantido pela Prefeitura de Vila Velha passa a ser oferecido a partir de agora também na Unidade de Saúde de Vila Garrido.

O programa oferece cuidado integral e tratamento às pessoas que desejam abandonar o cigarro. Para isso, os usuários são divididos em grupos e acompanhados por uma equipe formada por médico, psicólogo, enfermeiro e assistente social.

Referência técnica municipal do Programa de Combate ao Tabagismo, Rafaela Mármore, destaca que o tabagismo é uma doença crônica e curável, e, diante dessa constatação, “o programa se torna muito importante, porque o tratamento oferece apoio profissional facilitando a possibilidade de maior sucesso por parte do paciente”, observou.

São realizadas quatro sessões por mês e, havendo necessidade, o profissional irá recomendar e prescrever o uso de medicamento para auxiliar a terapia de grupo. O programa utiliza a abordagem cognitivo-comportamental que ajuda na identificação dos motivos que levam ao hábito de fumar.

Após um mês, os participantes são acompanhados como forma de prevenir  eventuais casos de recaída. Para participar do programa é preciso que o usuário procure uma Unidade de Saúde de Referência do Tabagismo, colocar seu nome na lista de espera e aguardar a formação de novos grupos.
 
O gerente da unidade de Vila Garrido, Windson Miranda de Moraes, ressalta que os trabalhos realizados em grupo pela equipe multidisciplinar atualmente completa são extremamente importantes para o desenvolvimento, divulgação, adesão e eficácia do programa.

De acordo com Pollyanna Pazito Pereira, enfermeira e referência do Programa na Unidade de Saúde de Vila Garrido, “os interessados em participar do programa podem procurar a recepção da Unidade de Saúde e deixar nome e telefone, quando ocorrer a iniciação de um novo grupo entramos em contato para instruir data, horário e local dos encontros para iniciar o acompanhamento”.

Unidades de Saúde de Referência do Tabagismo:

US Vila Garrido - tel.: (27) 3388-3547
US Jardim Marilândia – tel.: (27) 3388-3744
USF Araçás – tel.: (27) 3139-9044
USF Vila Nova – tel.: (27) 3389-1313
USF Ibes – tel.: (27) 3239-1525
USF Ponta da Fruta – tel.: (27) 3242-3105
USF Ulisses Guimarães – tel.: (27) 3244-7989
USF Barra do Jucu – tel.: (27) 3260-1478
 
Departamento de Programas Especiais (DPE) – Tel.: 3388-4168

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA