Propostas para Região 4 em reunião do Orçamento Participativo

De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão
Criado: 04 de agosto de 2017

A Prefeitura de Vila Velha deu prosseguimento, na noite desta quinta-feira (3), com a segunda rodada de reuniões do Orçamento Participativo. Desta vez, a assembleia foi realizada com lideranças comunitárias e representantes dos 14 bairros que formam a Região 4 da cidade, no Ginásio Municipal “Osvaldo Ruy”, em São Torquato. A Grande Cobilândia tem uma população de 70 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
           
Durante a primeira rodada do Orçamento Participativo foram realizadas três reuniões microrregionais com as comunidades da Região 4. Destas assembleias foram definidos cinco eixos de atuação prioritária da Prefeitura de Vila Velha na região: educação; infraestrutura; esporte e lazer; saúde e segurança. Das 175 reivindicações apresentadas nos encontros realizados em junho, 112 foram consideradas viáveis pela administração municipal. Entre estas solicitações foram discutidas com as comunidades, nesta quinta-feira (4) as seguintes sugestões: pavimentação de vias públicas, maior agilidade na marcação de consultas médicas no Pronto Atendimento de Cobilândia e a limpeza de galerias da região.
           
Um dos pontos escolhidos pelas comunidades que formam a Região 4 foi o da segurança pública. O secretário municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Junior, expôs a atuação da Prefeitura de Vila Velha na Grande Cobilândia e afirmou que o diálogo com a sociedade é fundamental para que ações da Guarda Municipal sejam ainda mais efetivas na localidade. “Segurança pública não é feita de forma isolada. Existem diversos fatores que envolvem esta área. Estamos abertos ao diálogo com os moradores da Região 4 para realizar o que há de melhor. Cada bairro tem suas características e demandas. As ações da Guarda Municipal, por exemplo, serão intensificadas a partir de demandas apresentadas pelos moradores”, afirmou o coronel Oberacy Emmerich Junior.
           
O secretário municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho ressaltou que a Prefeitura de Vila Velha já realiza estudos que podem viabilizar obras de drenagem e pavimentação das vias públicas da Região 4. “Na maioria dos bairros que compõem a Grande Cobilândia foram solicitadas obras de drenagem e pavimentação das vias públicas. É importante ouvir a população, mas agora o momento é de planejar”, declarou Luiz Otávio Machado de Carvalho.   
           
A manutenção das Unidades Municipais de Ensino Infantil e Fundamental também foi um dos temas abordados na assembleia realizada nesta quinta-feira (3). “O maior número de demandas está concentrado nos bairros Vale Encantado e Rio Marinho. As comunidades solicitam reformas e melhorias estruturais nas escolas destas localidades”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.
  
Até o dia 4 de setembro as comunidades de Vila Velha podem escolher as reivindicações prioritárias de suas respectivas regiões pelo Orçamento Participativo online, no portal da Prefeitura: www.vilavelha.es.gov.br/orcamentoparticipativo/

Participantes
         
Participaram da assembleia do Orçamento Participativo nesta quinta-feira (3) os secretários municipais de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Santos; de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Junior; de Educação, Roberto Beling; de Infraestrutura, Projetos e Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho; de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Junior; de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva; de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo; de Assistência Social, Ana Cláudia Pereira Simões Lima e o ouvidor geral do município, Alexandre Salgado. Também estiveram presentes os vereadores Mirim Montebeller, Anadelso Pereira e Patrícia Crizanto.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA