Propostas para Região 1 são apresentadas no Orçamento Participativo

De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de agosto de 2017

Moradores, líderes comunitários, empresários, representantes de associações de moradores da Região 1 se reuniram no auditório do Centro de Capacitação e Complementação “Titanic”, na noite da última quinta-feira (10), para conhecer as propostas viáveis listadas pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos para o Orçamento Participativo 2018.
 
Em seu discurso de abertura, o secretario de Planejamento Ricardo Santos apresentou as  propostas prioritárias mais relevantes que foram escolhidas pela população e analisadas por todas as secretarias da prefeitura. “Temas importantes  como infraestrutura, segurança, saúde e educação fazem parte das propostas apresentadas”, disse.
 
Na área da saúde a subsecretaria da Semsa, Estela Dias, informou que o município vai receber 13 médicos do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, além do processo seletivo que está contratando e convocando mais médicos que irão atender e reforçar as  18 unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está estudando ampliar o horário de atendimento nas Unidades de Saúde e também aos  sábados. “É uma forma de atender a população que trabalha o dia todo e não tem um horário para marcar uma consulta ou um exame”, finalizou.
 
Uma nova Unidade de Saúde no bairro Divino Espirito Santo vai ser construída com verbas garantidas pelo Ministério da Saúde, resgate dos conselhos gestores nas Unidades de Saúde, ampliação dos programas de saúde no município e roda de conversa com os servidores municipais para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a qualidade no atendimento ao cidadão foram apresentados pela subsecretaria.
 
Reforma de escolas
 
JNa Educação, o secretario de Educação, Roberto Beling, explicou do programa de reforma e ampliação de 4 Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs) e 2 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) para 2018.
 
O Secretario de Infraestrutura, Projetos e Obras, Luiz Otavio Machado, destacou a drenagem e pavimentação em 14 vias públicas na Região 1, implantação de lombo faixas, contenção de pedras no morro do Jaburuna.
 
Ao final da reunião o secretário de Prevenção combate á violência e trânsito, Oberacy Emmerich Junior, disse que o trabalho da Guarda Municipal é fazer a proteção da população. “Temos que interagir com as comunidades, ouvir as lideranças, estabelecer novos conceitos dentro da Guarda”, disse.
 
Ainda dá tempo de participar do Orçamento Participativo, através do Portal da Prefeitura. O cidadão pode escolher três demandas de cada microrregião. No dia 14 de setembro acontece o Fórum de Delegados, ultima etapa do Orçamento Participativo.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA