Prefeitura vacina mais de 37 mil cães e gatos contra raiva em Vila Velha

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 13 de agosto de 2017

Na segunda etapa da campanha de vacinação contra raiva animal neste sábado (12), a Prefeitura de Vila Velha vacinou um total de 9.704 cães e 2.008 gatos em 20 bairros da região 5 do município. Juntando a primeira e a segunda etapas foram vacinados 30.857 caninos e 7.018 felinos (neste segundo caso, foi  a meta foi ultrapassada).

De acordo com a coordenadora da Vigilância de Zoonoses do município, veterinária Wanessa Andrade Pachito, a equipe vai estudar uma estratégia para alcance da meta de cães, que é de 40 mil em Vila Velha, e não está descartado o sistema de busca ativa porta a porta nos bairros onde verificou-se baixa cobertura vacinal desses animais.

O vírus da raiva é altamente letal para cães e gatos e pode ser transmitido para os seres humanos através do vírus rábico presente na saliva do animal contaminado, sendo também mortal para humanos.

“É de extrema importância a vacinação dos animais domésticos, uma vez que somente em 2017, o município de Vila Velha capturou 4 morcegos com testes positivos para a raiva nos bairros Dom João Batista, Balneário de Ponta da Fruta, Interlagos e Coqueiral de Itaparica”,  ressalta a coordenadora da Vigilância de Zoonoses da PMVV, Wanessa Andrade Pachito.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA