Prefeito inaugura Centro de Atendimento ao Turista no Farol Santa Luzia

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Gabinete
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 03 de agosto de 2017

Os turistas, visitantes e moradores de Vila Velha, vão contar com mais dois atrativos no Farol Santa Luzia. Na manhã desta quinta-feira (03), a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável /Turismo, inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com monitores que vão orientar os visitantes no passeio ao farol.
 
Além do CAT, uma loja de artesanato também foi inaugurada no local, uma  parceria entre o município com a Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes) e a Associação dos Artesãos de Vila Velha que vão gerenciar e cadastrar os artesãos.
 
Na solenidade, o prefeito Max Filho, acompanhado do Capitão de Mar e Guerra Luís Eduardo Mares Fragoso, da Capitania dos Portos do Espírito Santo, assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil e município que regulamenta a visitação ao farol.
      
"Quero agradecer a parceria entre a Marinha do Brasil  e a Prefeitura por  reabrir   as portas do Farol Santa Luzia para visitação. Um visual que forma um mosaico belíssimo  com o Morro do Moreno, Praia Secreta e Convento da Penha”, disse o prefeito.
         
Segundo o Capitão de Mar e Guerra Luís Eduardo Mares Fragoso, o Farol Santa Luzia, registrou nos últimos oito meses, 44 mil visitantes. “Com assinatura deste Termo de Cooperação, a Marinha e o município pretendem alavancar o turismo, dando oportunidades em diversos setores como: artesanato, hoteis, guias de turismo e outros”, finalizou.
 
As visitas ao farol são gratuitas, acontecem de terça a domingo, das 9h às 16h30. É proibido ingressar no local com bebida alcoólica, animais, bicicletas e realizar piqueniques. Os grupos são acompanhados por monitores. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. A área em torno do farol é sinalizada com diversas placas indicativas orientando sobre o risco de acidentes nas pedras e no mar.                 
 
Durante o evento a Prefeitura lançou o Guia Turístico 2017 e folders especializados contendo informações da Prainha e da Barra do Jucu.
 
História

O Farol Santa Luzia foi construído na Escócia. Instalado em Vila Velha, foi inaugurado por Dom Pedro II em 1871. Sua localização privilegiada orienta as embarcações na entrada da baía de Vitória. Informações: 3349-3898.


SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO