Vila Velha fortalece Turismo com novos projetos para o setor

De: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de julho de 2017

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável/ Turismo, vem trabalhando e desenvolvendo projetos importantes para alavancar e fortalecer o turismo do município. De acordo com o subsecretário de Turismo, Carlos Von Schilgen, nos seis meses deste ano foram criados projetos como: criação de uma nova marca para o turismo vilavelhense em parceria com a Secretaria de Comunicação; caravela "Glória",  que se encontra submersa na baia do Espírito Santo, através da articulação para retirá-la do mar e restaurá-la; serão implantados diversos locais para funcionarem como CAT (Centro de Atendimento ao Turista) nos principais shoppings e pontos turísticos de Vila Velha. Os primeiros serão implantados no Shopping Praia da Costa e Farol Santa Luzia.

Além desses projetos será executada a iluminação da estrada do Convento da Penha e a modernização da iluminação externa do templo, projeto já aprovado pela província franciscana e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Outro projeto do setor é abertura de um parklet na entrada do Farol Santa Luzia, que servirá como experiência para outros pontos turísticos e o desenvolviomento de um aplicativo de smartphone, um site e impressão de um Guia de Turismo.
 
Outras novidades programadas são a reabertura da Igreja do Rosário, no Sítio Histórico da Prainha; a criação de cinco circuitos turísticos: Militar, Compras, Histórico, Mirantes e Marítimo; projeto para transformar o Morro do Moreno em um Parque de Aventura. Está sendo realizada uma articulação com os praticantes de esportes, meio ambiente e proprietários do Morro do Moreno para transformar o local em um parque de aventura. A Subsecretaria de Turismo também apresentou o projeto do Ônibus Turístico, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Vitória para empresas explorarem rotas turísticas. Outra novidade é a preparação da candidatura do Convento da Penha para Patrimônio Mundial da Humanidade. Já foi solicitado apoio oficial do IPHAM.
 
Nas redes sociais, foram criadas, em parceria com o Conselho de Turismo, diversas redes sociais do turismo, no Facebook, Instagram e canal Youtube. A Subsecretaria também está atundo com a criação do Selo de Qualidade, um projeto já avançado em fase final, com implantação prevista para o mês de setembro.
 
Outros projetos em andamento no setor são: articulação com o Governo do Estado para receber transatlânticos em Vila Velha; Vila das Artes, uma feira de artesanato com 86 barracas, com previsão para inauguração em setembro; Arte na Barra, um corredor cultural e gastronômico na Barra do Jucu, com previsão para começar no final de julho; Rua das Artes, uma rua da Prainha (Luíza Grimaldi) com exposição de artistas indo para a 7° edição; e Sabor da Barra, um grande festival gastronômico na Barra do Jucu em novembro.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA