Varredura de bloqueio contra chikungunya em bairros de Vila Velha

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Felix Falcão
Criado: 14 de julho de 2017

Entre esta quinta-feira (13) e sábado (15), equipes da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Vila Velha realizam uma ação de bloqueio de transmissão com vistas à eliminação de mosquitos na Estrada Jerônimo Monteiro, entre a Vila Dom João Batista e Aribiri, e na avenida Henrique Moscoso, em Jaburuna.

A iniciativa deve-se, exclusivamente, à confirmação de mosquito contaminado pelo vírus chikungunya encontrado em duas armadilhas do Monitoramento Inteligente (MI-Dengue) instaladas na região, nesta semana.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informa que agentes de combate a endemias estarão realizando visitas domiciliares em busca de depósitos e focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, em parte dos bairros Vila Dom João Batista, Aribiri, Cavalieri, Jaburuna e Glória.

Estarão também fazendo borrifação de produto químico nas ruas usando bomba costal para eliminação de mosquitos adultos.

Como ação de intervenção, a Vigilância Ambiental traçou um raio de 250m, a partir da armadilha, e entre esta quinta-feira e sábado, os agentes  farão uma "varredura" nos possíveis focos de Aedes dos imóveis que se encontram nessa delimitação.

Além disso, eles estarão orientando sobre como proceder para eliminação desses criadouros, entregando o checklist (folder que informa sobre possíveis depósitos que uma residência possa ter passíveis de acúmulo de água) para que o morador possa fazer vistorias semanais em seu imóvel.

No sábado,15, haverá uma ação conjunta com a Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSU), que recolherá o lixo na calçada dos moradores que quiserem fazer a limpeza de todos os depósitos que acumulam água de seu imóvel.

É importante que os moradores coloquem o lixo e entulhos que acumulem água para fora na noite de sexta-feira, pois, na manhã do sábado, a partir das 7h30, o caminhão de coleta da PMVV estará recolhendo o material.

Nesse mesmo dia, a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social estará fazendo ação educativa através da "Blitz do Aedes", no qual, motoristas e pedestres que passarem pelo semáforo do "Bar Guarani" em Vila Dom João Batista e no sinal próximo á Escola Santa Adami, em Jaburuna, serão orientados quanto ao controle do vetor da dengue.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO